A Prefeitura de Uberaba informou que já iniciou o chamamento dos profissionais aprovados no concurso de 2024 e aguarda a conclusão do processo seletivo para médicos (Foto/Reprodução)
A alta demanda por atendimento médico nas unidades de saúde tem gerado filas e dificuldade de acesso, denunciam usuários. O Centro de Saúde Professor Eurico Vilela foi um dos alvos de reclamação ao Jornal da Manhã, devido à longa espera por vagas em consultas. Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Uberaba informou que já iniciou o chamamento dos profissionais aprovados no concurso de 2024 e aguarda a conclusão do processo seletivo para médicos.
Nesta quarta-feira (3), uma leitora do JM relatou dificuldade em conseguir atendimento no Centro de Saúde Professor Eurico Vilela. Segundo ela, ao solicitar uma consulta, foi avisada de que só haveria atendimento na segunda-feira (8), a partir das 13h. “Agora quem precisa de médico durante essa semana não tem atendimento disponível. Aí tem que passar pela UPA. Não tem cabimento”, lamentou, indignada. Entretanto, a reportagem entrou em contato com a unidade, e a situação se mostrou ainda mais demorada, já que a próxima vaga disponível é apenas para o dia 2 de outubro.
Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que os atendimentos de saúde primária seguem normalmente na unidade Professor Eurico Vilela, mas devido à alta demanda, os agendamentos estão concentrados somente para o mês de outubro. Enquanto isso, orientou que pacientes da região procurem atendimento, também, nas UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês), UMS Valdemar Hial (Fabrício) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).
A administração municipal acrescentou que já iniciou o chamamento dos profissionais aprovados no concurso público de 2024 para recompor o quadro de servidores e que, no caso dos médicos, aguarda a conclusão do processo de seleção. “Importante ressaltar que referente aos médicos, está em curso processo de seleção da Entidade Fechada de Previdência Complementar e, assim que concluído, os profissionais serão chamados”, destacou.
Em nota, a Prefeitura diz que acompanha a disponibilidade de profissionais em todas as unidades do município e mantém planos para ampliar o atendimento conforme a demanda. O objetivo é garantir o reforço temporário ou definitivo do quadro de servidores, com prioridade para áreas onde há maior carência de médicos.