Segundo o denunciante, a situação é persistente. “A gente fala com eles e não adianta. Fica o ano inteiro assim", conta (Foto/Reprodução)
Mais um caso de borracharia com pneus expostos ao tempo foi motivo de reclamação de leitor do Jornal da Manhã. Desta vez, a situação foi registrada próximo à rotatória da avenida Djalma Castro Alves, sentido à Penitenciária de Uberaba. A Prefeitura informou que fiscais já foram até o local e autuaram o proprietário do estabelecimento por irregularidades.
Segundo o denunciante, a situação é persistente. “A gente fala com eles e não adianta. Fica o ano inteiro assim", conta.
Diante da reclamação, a reportagem do JM questionou a Prefeitura sobre quais medidas poderiam ser tomadas para evitar que o local se tornasse criadouro do mosquito Aedes aegypti, tendo em vista que a forma como os pneus estavam sendo armazenados oferecia risco de acúmulo de água parada. Em resposta, o Departamento de Posturas informou que “o fiscal foi até o local e autuou o estabelecimento por falta de alvará. O responsável se comprometeu a reunir os pneus e cobri-los para evitar a proliferação de dengue”.
Lembrando que a população pode denunciar situações semelhantes ou requerer a visita de um agente de endemias, por meio do telefone (34) 3317-4660.
Caso mais recente
Esta não é a primeira ocorrência, desde o início do período chuvoso, envolvendo borracharias em Uberaba com situação de risco para doenças causadas pelo Aedes aegypti. No início de fevereiro, moradores do bairro Jardim Elza Amui I também denunciaram um estabelecimento que acumulava pneus expostos ao tempo. Na ocasião, fiscais de endemias estiveram no local e encontraram focos do mosquito, mas, mesmo após notificação, o problema persistiu. Posteriormente, outras equipes foram ao endereço recolher os pneus acumulados e encaminhá-los a uma recicladora.
Na ocasião, a Prefeitura reforçou a necessidade de descartar corretamente pneus usados e de manter os ambientes livres de possíveis focos de dengue, zika e chikungunya, contribuindo para o combate das doenças na cidade.