Saque PIS/Pasep é um dos benefícios para trabalhadores (Foto/Divulgação)
Manutenção em site do Ministério do Trabalho e Emprego pode afetar a consulta de saldo do Pasep por parte dos servidores da Prefeitura de Uberaba. O pagamento do abono começa no dia 17 de fevereiro.
Ouvinte do JM News 1, da Rádio JM, abordou o assunto, levantando a hipótese de a Prefeitura de Uberaba não ter feito o repasse correto de dados ao Ministério do Trabalho e Emprego. "Bom dia, os servidores da PMU estão precisando deslocar as Ministério do Trabalho, para conseguir receber o Pasep, precisamos de esclarecimentos, porque segundo informações a PMU não repassou os dados referentes ao ano de 2023 ao MTE", disse Alexandre Leite.
Contudo, a hipótese foi rechaçada pela Prefeitura. Acionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Secretaria de Administração (SAD) explica que "o canal para o servidor consultar se tem direito ao abono salarial anual (Pis/Pasep) está em manutenção, segundo informou o Ministério do Trabalho, após ser acionado pela Prefeitura de Uberaba".
Em nota, a SAD ainda pontua que "a situação foi relatada a todos os gestores de RH da PMU, na semana passada, para que orientem os servidores". Os pagamentos do PIS/Pasep iniciarão no dia 17 de fevereiro, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego.
A gerência do MTE em Uberaba fica localizada na rua Engenheiro Foze Kalil Abrão, 115, no bairro Mercês. O telefone de contato é (34) 3312-5158.
Conforme as regras vigentes, o abono salarial de 2025 será concedido aos trabalhadores do setor público ou privado que tenham atuado com registro formal por, no mínimo, 30 dias em 2023, recebendo até dois salários mínimos (R$ 2.640,00). Para ter direito ao benefício, é necessário estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS (até 15 de maio de 2024) ou no eSocial (até 19 de agosto de 2024).
Vale mencionar que o valor do abono salarial é proporcional ao tempo de trabalho, com cálculo feito com base no valor do salário-mínimo no momento do pagamento. Assim, em 2025, o valor é R$ 1.518.
Desde o dia 5 de fevereiro os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício. As consultas podem ser feitas por meio da Carteira de Trabalho Digital, pelo portal Gov.BR, pela Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158, ligação gratuita), ou diretamente nas Superintendências Regionais do Trabalho.
Correntistas da Caixa Econômica Federal terão o valor depositado diretamente. Correntistas do Banco do Brasil terão pagamento priorizado via crédito em conta, PIX, TED ou presencialmente nas agências. Os demais trabalhadores receberão o benefício por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa.
Calendário de pagamentos: