As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010 começaram ontem (21) e vão até 9 de julho
As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010 começaram ontem (21) e vão até 9 de julho, exclusivamente pelo site www.enem.mec.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 35 para estudantes de escolas particulares e pessoas que já concluíram o ensino médio. Alunos das escolas públicas estão isentos.
Ao se inscrever, o estudante precisa informar o número do CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o candidato seja menor de idade. O exame continua com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para este ano é a inserção de língua estrangeira.
As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro. No primeiro dia, as avaliações são sobre as matérias de ciências naturais e humanas, cada uma com 45 questões. No segundo dia, os candidatos fazem provas de matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.
O Enem é uma das ferramentas de seleção para ingresso em universidades, por meio de bolsas de estudo, e em algumas instituições públicas, passou a substituir o antigo vestibular.
Em Uberaba, a UFTM utiliza a nota do Enem para compor a nota da primeira fase do vestibular. E o Prouni, que usa o exame nacional como critério para destinar as bolsas, oferece na Uniube 57 vagas presenciais e mais 34 para os cursos a distância. Na Fazu são 26 vagas; 20 na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro; oito na Unipac; seis na Universidade Norte do Paraná (Unopar) para cursos a distância, e duas na Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec) também para cursos a distância.