Descarte de medicamentos vencidos, seringas e agulhas em Ecoponto do bairro Volta Grande gerou preocupação da vizinhança. Lixo irregular foi encontrado por moradores na noite de terça-feira, dia 25. O Departamento de Posturas vai tentar identificar o possível autor do descarte, pois o ato é passivo de multa.
A equipe do Jornal da Manhã foi acionada na noite de terça-feira, dia 25, pelos moradores do bairro Volta Grande, que encontraram as embalagens de medicamento, com seringas e agulhas ainda lacradas. Foram descartadas mais de 50 caixas de Maleato de Enalapril, com duas cartelas, no total 16 comprimidos em cada embalagem, e aproximadamente 40 seringas com agulhas.
Os remédios, usados normalmente para o controle de pressão arterial, estavam com a data de validade vencida e constava nas caixas que eram amostras grátis. No entanto, os moradores contam que não havia identificação de quem fez o descarte.
Segundo João Ricardo Pessoa, superintendente de serviços urbanos do município, existe uma coleta específica para os locais que trabalham diretamente com saúde, pois estes produzem um tipo de lixo que pode causar contaminação. “As pessoas que utilizam em pequena quantidade, em casa, como portadores de diabetes e algumas outras doenças, podem descartar este material perfurocortante no lixo mesmo, porém tem que ser lacrado”, explica.
João Ricardo ressalta ainda que a Vigilância Sanitária e o Departamento de Posturas serão acionados, além das embalagens e seringas serem removidos do Ecoponto, vai ser feita uma investigação para tentar identificar o autor do descarte.
A Vigilância Sanitária informou através da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, que vai acionar a empresa responsável pela coleta de lixo hospitalar, para fazer o descarte correto do material.