A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), entidade responsável pela gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba, está promovendo alinhamento entre os médicos que atuam nesses locais sobre a emissão de atestados. Nesta quarta-feira (27), acontece um encontro promovido em parceria com o curso de Medicina da Uniube, a partir de 19h30, no Auditório C01, Campus Aeroporto.
O evento tem a participação da médica Fabiana Prado, diretora do Curso de Medicina da Uniube, delegada e conselheira do Conselho de Medicina do Estado (CRM-MG). O alinhamento é específico para os médicos das duas unidades e mira boas práticas na emissão dos atestados, com a finalidade de aprimoramento da conduta e a padronização na emissão destes documentos.
“A média de atendimentos gira em torno de 350 pacientes por dia, em cada UPA. No entanto, em determinados períodos, especialmente após feriados, esse número pode saltar para cerca de 500 atendimentos ou mais. Em torno de 75% desse público são pacientes triados como azul ou verde, ou seja, sem risco imediato”, informou o diretor administrativo da SEU, Frederico Ramos.
Em termos de quantidade, no primeiro semestre deste ano, os registros indicam a média de 7.200 atestados médicos por mês, o que significa 240 por dia, aproximadamente.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destacou que o alinhamento é pertinente e necessário. “Esse alinhamento é muito importante. A busca pelas unidades de pronto atendimento será quando realmente houver necessidade e a iniciativa também trará mais segurança para os profissionais de saúde", encerrou.