PREOCUPANTE

Minas deve decretar calamidade em saúde por causa da dengue

Nos primeiros 23 dias do ano, o Estado já tem uma morte por dengue e outra por chikungunya confirmadas e 14 em investigação, além de 11,5 mil casos de dengue confirmados, além de outros 33 mil prováveis

Rafaella Massa
Publicado em 23/01/2024 às 19:45Atualizado em 23/01/2024 às 20:08
Compartilhar
Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, diz que o decreto de calamidade poderá dar mais liberdade aos gestores municipais nas tomadas de decisões de combate à dengue (Foto/Fábio Marchetto/Agência Minas)

Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, diz que o decreto de calamidade poderá dar mais liberdade aos gestores municipais nas tomadas de decisões de combate à dengue (Foto/Fábio Marchetto/Agência Minas)

O governo de Minas Gerais deve decretar emergência em saúde em decorrência das arboviroses, especialmente a dengue, ainda nesta semana. A informação foi passada à imprensa pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante coletiva. Apenas nos primeiros 23 dias de 2024 já foram registradas uma morte por dengue e uma por chikungunya, em Monte Belo e Sete Lagoas, respectivamente. Em Uberaba, uma está em investigação, segundo boletim epidemiológico do Estado.

Segundo Baccheretti, o objetivo com o decreto é facilitar aos municípios mineiros as contratações temporárias de profissionais da Saúde e a compra de insumos para combate à dengue, de forma mais rápida. “Nós percebemos que o pico [das arboviroses] será precoce e a nossa equipe já começou a capacitar, em todas as regiões do Estado, gestores municipais de Saúde, médicos e enfermeiros para podermos evitar mais óbitos por dengue, porque boa parte dos casos é mais leve e evitável, e por isso o reforço hospitalar. Vamos publicar, até o fim da semana, um decreto que permita ao gestor uma agilidade na tomada de decisão”, complementou.

O boletim epidemiológico da dengue aponta quase 11.500 casos de dengue confirmados, além de mais de 33 mil casos suspeitos e outros 14 óbitos em investigação. O documento consta que Uberaba possui 240 casos prováveis de dengue este ano, mas ainda não foi confirmado nenhum óbito. No dia 16 de janeiro, a cidade contava com uma morte suspeita pela doença. Em 2023, foram confirmadas 16 mortes em decorrência da doença. 

Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a infectologista e membro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Danielle Maciel, afirma que, sem a ajuda da população, a cidade de Uberaba deve passar por uma epidemia de dengue até março. “Se nós não tomarmos medidas imediatas e, acima de tudo, com a colaboração da população, porque nós sabemos que mais de 90% dos focos estão no intradomicílio, sem dúvida nenhuma, nós teremos uma epidemia”, afirma. 

Segundo Maciel, a pasta foi convocada para uma reunião em Belo Horizonte, neste ano, que contou com a participação da Secretaria do Estado de Saúde, o Ministério da Saúde e todas as regionais do Estado, onde foi apontado um alerta importante. A infectologista aponta que uma nova reunião deve ocorrer no início de fevereiro.

“Além do avanço da chikungunya, que a gente está falando de uma população 100% vulnerável no Brasil, porque é uma doença que entrou há poucos anos e agora começou a avançar rapidamente, como também a circulação do vírus três da dengue. Porque o vírus três circulou no Brasil entre 2004 e 2008 e depois praticamente desapareceu. Essa epidemia do ano passado foi prevalentemente de dengue 1 e dengue 2. Então, a preocupação grande da parte da Saúde é que, se o vírus 3 dissemina, nós temos uma população muito grande e vulnerável”, explica.

A situação fica ainda mais grave com a divulgação do primeiro LIRAa do ano, que apontou índice de 6,7% dos domicílios pesquisados com focos do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde indica que acima de 3% o índice de infestação do mosquito oferece alto risco de surto das doenças transmitidas por ele.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por