Moradores da zona rural de Uberaba voltam a relatar problemas com o abastecimento de energia em suas residências. Uma leitora do Jornal da Manhã e ouvinte da Rádio JM contou ter ficado mais de 60 horas sem fornecimento de energia, o que acarretou diversos prejuízos, como o descarte de mantimentos que precisavam de refrigeração. O caso aconteceu na semana passada.
“Teve uma vez que ficamos quase uma semana inteira sem energia. E quando ligamos para a companhia, a resposta é sempre a mesma: eles falam que 'a equipe já está no local'. Mas a gente chega lá e não encontra equipe nenhuma”, afirma a denunciante.
A moradora, que vive há cerca de cinco anos na zona rural de Uberaba, também diz que a falta de energia afeta até mesmo o abastecimento de água, além de prejudicar a saúde de pessoas que dependem de medicamentos para tratamentos importantes.
“Somos cinco propriedades, e dessas, três dependem da energia para usar água, porque têm poço artesiano. Então, sem energia, sem água. E tem morador na região que faz uso de insulina, que precisa ficar refrigerada. O pessoal está indo na cidade comprar gelo para refrigerar o medicamento”, revela.
Em nota, a Cemig confirmou duas falhas no abastecimento este ano, mas que em ambos os casos houve atendimento. Além disso, a empresa destacou que as equipes frequentemente precisam percorrer longas distâncias para inspecionar e reparar as estruturas e os cabos. E, com as chuvas, o terreno instável e molhado torna o deslocamento de pessoal e veículos ainda mais difícil, o que pode impactar o tempo de resposta.
A Cemig também ressalta que “avalia, de forma permanente, a continuidade e qualidade do fornecimento de energia em sua área de atuação, inclusive na região mencionada. As ocorrências nessa região são pontuais e estão relacionadas ao período chuvoso”.
Leia a nota na íntegra:
A Cemig informa que o fornecimento de energia para a região rural mencionada foi normalizado na sexta-feira (10).
Neste ano, há apenas mais uma interrupção para a região informada. A solicitação de atendimento foi registrada no dia 08/01 e atendida no mesmo dia, porém nessa ocasião as equipes da Cemig não conseguiram acesso à propriedade, que estava com a porteira fechada e não foi possível finalizar o serviço.
A Cemig destaca que as redes elétricas rurais são extensas e, para identificar e corrigir a falha e preservar a vida das pessoas e animais, as equipes precisam muitas vezes percorrer toda a extensão das estruturas e cabos. Durante o período chuvoso o solo acidentado e úmido dificulta o deslocamento das equipes e veículos podendo influenciar no tempo de atendimento.
A Cemig ressalta que segue trabalhando incessantemente para atender os atuais e futuros clientes, com respeito à segurança de seus colaboradores e da população.