Segundo moradora, o mato cobre a calçada e o lixo se espalha até o ecoponto da região; população reclama da falta de manutenção

Segundo a denunciante, o terreno é cercado e há placas alertando sobre multa para quem descarta lixo irregularmente, mas, na prática, ninguém teria sido multado (Foto/Reprodução)
Em vídeo encaminhado ao Jornal da Manhã, uma moradora do bairro Residencial Estados Unidos registrou reclamações sobre o mato alto e o acúmulo de lixo próximo à linha férrea. Nas imagens, é possível ver que o mato cobre completamente a calçada, dificultando o acesso dos moradores, além do lixo espalhado, representando riscos e incômodo aos moradores, além da degradação do meio-ambiente.
Conforme o relato, o mato alto se estende até o ecoponto da região, onde o lixo também se acumula no entorno. A moradora observa que alguns trechos são cuidados pela própria população, em frente às residências, uma vez que o poder público e a Valor da Logística Integrada (VLI) não assumem a responsabilidade de manutenção. “Aqui a gente já está chegando próximo ao Ecoponto, do lado da linha a sujeira continua, muita sujeira. E além de jogarem na porta do Ecoponto, também jogam na linha, então é uma situação bastante delicada”, afirma.
Segundo ela, o terreno é cercado e há placas alertando sobre multa para quem descarta lixo irregularmente, mas, na prática, ninguém teria sido multado. A situação se repete no próprio Ecoponto, onde as caçambas estão lotadas, dificultando o descarte adequado. “Essa é a situação do Ecoponto, então a gente tem que conviver com isso aqui diariamente”, completa, indignada.
Procurada pelo Jornal da Manhã, a VLI, administradora da linha férrea, informou que mantém um cronograma regular de limpeza da faixa de domínio, mas que, em algumas áreas, o volume de materiais descartados irregularmente supera os esforços da empresa. “Em novembro do ano passado, a companhia realizou serviços de limpeza e roçada ao longo de todo o perímetro urbano de Uberaba. Uma nova etapa de limpeza no bairro Residencial Estados Unidos terá início na próxima semana”, destacou a companhia.
Ainda segundo a VLI, a operação ferroviária não é geradora dos resíduos, depositados no local irregularmente. Por esse motivo, a companhia afirma que promove ações de conscientização e faz um apelo para que a população não descarte lixo na linha férrea, em nome da própria segurança.
A empresa também informou que o canal de atendimento pelo telefone 0800 022 1211 pode ser utilizado pela comunidade para denúncias de descarte irregular de resíduos na ferrovia.