Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Uberaba podem obter autorização para retirar absorventes nas unidades de saúde do município, seja presencialmente ou pelo aplicativo Meu SUS Digital. A medida integra o Programa de Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde.
Até outubro de 2025, a autorização era emitida apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital. Agora, as beneficiárias podem solicitar presencialmente em qualquer unidade de saúde.
A diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão, explicou que as equipes da Atenção Primária estão preparadas para orientar sobre o programa e emitir a autorização. “Além disso, a mulher pode aproveitar a oportunidade para tirar dúvidas sobre saúde menstrual e outras questões relacionadas ao autocuidado”, disse.
Cada autorização tem validade de 180 dias ou até a retirada total do número permitido de absorventes, que é de 40 por beneficiária.
Podem participar meninas e mulheres de 10 a 49 anos cadastradas no CadÚnico, que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios: renda mensal de até R$ 218,00; estar em situação de rua ou sem limite de renda; ou ser estudante de baixa renda da rede pública, com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo.
A retirada dos absorventes deve ser feita nas farmácias credenciadas pelo programa Farmácia Popular.