Centro de inspeção veicular certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), localizado na avenida Deputado Marcos Cherem, foi alvo da denúncia de motorista insatisfeito com o sistema de revisão de pneus.
Segundo ele, que preferiu não se identificar, ao procurar a empresa para realizar vistoria completa na van de sua propriedade, o aparelho responsável pela checagem de pneus apresentou um problema e danificou a roda dianteira do lado direito de seu automóvel, motivo pelo qual o protesto teve início. “Está tudo estragado e não estava antes de entrar. A gente confia em um órgão sério e acontecem essas coisas”, reclama. Depois de registrar Boletim de Ocorrência, o motorista contatou o Procon, que visitou o local e acompanhou a discussão. “Fizeram o maior pouco caso do problema e, por isso, chamei as autoridades”, justifica.
Segundo Sebastião Severino Rosa, coordenador do Procon, o caso do motorista resultou na abertura de processo administrativo contra a empresa. Entretanto, na 1ª vistoria (sem embasamento técnico), os servidores do órgão não identificaram nenhuma falha no equipamento que pudesse ter sido responsável por danificar a roda. “As denúncias contra empresas de assistência técnica, revisão e mecânicas representam minoria das encaminhadas ao Procon, em número bem menor do que realmente acontecem”, observa. “A orientação é sempre a mesma: caso ocorra alguma situação infracional, o telefone do Procon é 3333-7666. Em casos de reclamações desse tipo, o problema quase sempre é resolvido”, completa.
Questionado pela reportagem, o gerente técnico da empresa afirmou que, em seis anos de atividades, o centro nunca registrou problema do tipo. “Por isso não temos condições de dizer se nosso aparelho foi realmente responsável pelo estrago. Se o motorista entrar com processo judicial contra a empresa e forem realizadas análises técnicas, aí sim saberemos”, elabora.