Grupos de oração paroquiais e a Renovação Carismática Católica (RCC) realizam, durante o carnaval, os tradicionais retiros, com a programação voltada para fiéis que desejam passar o feriado “louvando ao Senhor”.
Na Arquidiocese, a RCC realizará retiros em Uberaba, Araxá, Frutal, Nova Ponte, e a Paróquia Santos Reis de Araxá também está promovendo o seu retiro de carnaval.
Em Uberaba, segundo a Arquidiocese, o retiro está programado para acontecer nos dias 10 e 11.
Conforme a Arquidiocese, o retiro também é voltado para os jovens, mas pessoas de todas as idades podem participar. A Igreja Católica reforça que é importante que os jovens façam o retiro, pois muitas vezes eles são o alvo da festa carnavalesca.
A Igreja reforça que o retiro, ou dias de exercícios espirituais, “é sempre um momento importante para pararmos as nossas atividades corriqueiras e falarmos com Deus. Após o retiro de carnaval, o objetivo é sairmos mais leves e preparados para a celebração do tempo quaresmal”.
Popularmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias. Esse tempo tem como marco inicial a Quarta-feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. No entanto, existem aqueles que entendem essa tradição de outra maneira.
Alguns consideram que a Quaresma tem duração de 46 dias. Nesse caso, ela se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado de Aleluia. Outros, como o papa Paulo VI, entendiam-na como um período de 44 dias. Paulo VI argumentava que o encerramento desse período se dava na Quinta-feira Santa.
Entre as ações de penitência está a prática do jejum. Alguns se abstêm de carne vermelha, outros deixam de consumir algum tipo de doce ou de usar redes sociais, por exemplo. As práticas de jejum são inúmeras e vão da escolha de cada indivíduo. A Igreja Católica orienta seus fiéis a reforçar ações de caridade durante a Quaresma e muitos deles passam mais tempo fazendo leitura e meditação da Bíblia, além das orações.