NECESSÁRIO

Níveis críticos de estoque de sangue leva ao cancelamento de cirurgia em Uberaba; veja como doar

Cirurgias eletivas chegam a ser suspensas em virtude do estoque reduzido, que precisa ser preservado para as urgências

Dandara Aveiro
Publicado em 07/01/2025 às 15:00Atualizado em 07/01/2025 às 19:36
Compartilhar
O Hemocentro Regional de Uberaba está localizado na rua Getúlio Guaritá, 250, bairro Abadia. O atendimento para doação de sangue ocorre de segunda a sábado, das 7h às 12h (Foto/Reprodução)

O Hemocentro Regional de Uberaba está localizado na rua Getúlio Guaritá, 250, bairro Abadia. O atendimento para doação de sangue ocorre de segunda a sábado, das 7h às 12h (Foto/Reprodução)

O Hemocentro Regional de Uberaba Fundação Hemominas enfrenta uma das piores crises em seu estoque de sangue. Segundo Ivana Fonseca Oliveira, hematologista e responsável pela distribuição no local, há uma escassez de todos os tipos sanguíneos, com destaque para os fatores negativos, que já são naturalmente mais difíceis de manter em níveis adequados.

“Nosso estoque está crítico. Faltam todos os tipos, principalmente os negativos. Mas agora, até o “A” positivo, que geralmente tem um bom estoque, está muito abaixo do ideal”, afirma a coordenadora do Hemocentro Uberaba.

Segundo Ivana, o problema se agravou em dezembro de 2024, intensificando-se em janeiro de 2025, uma época tradicionalmente complicada para os hemocentros devido à redução no número de doadores, em função de férias e viagens. Ao mesmo tempo, a demanda por sangue aumenta, impulsionada por acidentes e emergências.

“Entre Natal e Ano Novo, geralmente as cirurgias eletivas nem são muito agendadas. Mas as urgências acontecem, devido a acidentes, politraumas e emergências. O estoque está muito baixo e o número de doadores também. A conta não fecha. Estão saindo mais doações do que entrando, e nosso estoque ficou no negativo”, explica.

Em um caso recente, mencionado pela médica, a falta de sangue obrigou o cancelamento de uma cirurgia agendada para paciente “O” negativo devido à inexistência de bolsas desse tipo sanguíneo no estoque. Para procedimentos eletivos, a médica ressalta a importância de os familiares dos pacientes se mobilizarem e doarem sangue. “Quem é “O” negativo, por exemplo, deve ter algum familiar com “O” negativo também. Mas, independente disso, qualquer doação é bem-vinda e sempre precisamos”, esclarece.

Ela também reforça que, apesar da crise, o Hemocentro de Uberaba mantém bolsas reservadas para emergências e cirurgias de extrema urgência. Porém, essas reservas não devem ser usadas em procedimentos que podem ser adiados. “O Hemocentro depende exclusivamente dos doadores. Não temos outra alternativa. A rotina continua, as doenças estão aí e as emergências não param de acontecer. Mas, se o doador não vier, fica inviável atender a todos”, destaca a representante do Hemocentro.

Como doar

O Hemocentro Regional de Uberaba está localizado na rua Getúlio Guaritá, 250, bairro Abadia. O atendimento para doação de sangue ocorre de segunda a sábado, das 7h às 12 horas.

É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemoninas ou entre em contato pelo telefone (34) 3074-3200.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por