Mercado de tratores e colheitadeiras em Uberaba está em alta neste mês devido à aproximação do início do plantio para a safra de 2011, prevista para ocorrer entre outubro e novembro, com o início do período de chuvas. Empresas do setor comemoram até 30% de aumento nas vendas do maquinário.
De acordo com Antônio Romário Zanúncio Neto, gerente de vendas do setor de máquinas agrícolas de uma empresa do segmento na cidade, o aumento das cotações de commodities como soja, milho, café, feijão e cana tem estimulado os agricultores a plantar mais e, consequentemente, a investir em novos equipamentos. “Para o ano que vem também projetamos crescimento das comercializações. A alta deve ser de 20%”, acredita.
Antônio Romário também credita o bom momento do setor e as estimativas otimistas para os próximos meses à manutenção do Programa Finame PSI, com taxas de juros de 5,5% ao ano. “O crédito é um catalisador de negócios, pois encoraja os produtores a comprar estas máquinas. Com oito anos para pagar o financiamento, eles têm tempo para reunir o dinheiro e ainda lucrar”, explica.
O gerente de vendas do setor agrícola também festeja o melhor desempenho do segmento neste segundo semestre. “Nos primeiros seis meses, os preços dos grãos estavam em baixa, mas agora apresentaram significativa recuperação e alavancaram as produções e, de quebra, as compras de tratores e colheitadeiras”, informa.