São quase cinco acidentes de moto por dia em Uberaba e, em 2010 foram aproximadamente 1.700. Por mês, cerca de 120 motociclistas são machucados ou sofrem, no mínimo, prejuízo com o veículo. Esses dados foram divulgados no JM de ontem, na coluna Falando Sério, de Wellington Cardoso, e indicam preocupação para quem dirige, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que atendem a maioria das ocorrências e, também, para o delegado de trânsito de Uberaba, Paulo Delladona.
Ele acredita que as novas regras para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são exigências que tornam os condutores mais atentos e preparados. Para ele, a formação de novos condutores é fator definitivo para que se possam diminuir as estatísticas.
Delladona afirma que os candidatos a condutores de motos são avaliados de acordo com as regras do Dettran, com muita transparência na hora da prova. E alerta para que eles tenham consciência de que a motopista, direcionada às aulas para habilitação A é o local que dá oportunidade de conhecer melhor o veículo e os candidatos saírem mais preparados para a direção.
Ele indica que a Polícia Civil tem feito trabalhos internos com aqueles condutores de moto já autuados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “Temos instaurado procedimento administrativo para suspensão dos direitos de dirigir destes motoristas”, garante.
E explica que para motos de 50 cilindradas, chamadas de ciclomotor, muitas pessoas pensam que não precisa de habilitação, mas o Conselho Nacional de Trânsito exige que a pessoa tenha a Autorização para Conduzir Ciclomotores. Na verdade, o delegado afirma que é um documento muito parecido com o da motocicleta e o condutor passa pelos mesmos processos para se tirar a CNH A. “Quando ele tem o ciclomotor acaba sendo mais viável tirar a carteira de moto”, indica.
A bicicleta com motor também tem uma resolução no Conselho Nacional de Trânsito, que equipara a bicicleta ao ciclomotor, precisando também da autorização, como conta Delladona.