CIDADE

Novas regras podem reduzir acidentes com motocicletas

São quase cinco acidentes por dia na cidade e, em 2010 foram aproximadamente 1.700. Por mês, cerca de 120 motociclistas são feridos

Mônica Cussi/PMU
Publicado em 21/01/2011 às 23:46Atualizado em 20/12/2022 às 02:02
Compartilhar

São quase cinco acidentes de moto por dia em Uberaba e, em 2010 foram aproximadamente 1.700. Por mês, cerca de 120 motociclistas são machucados ou sofrem, no mínimo, prejuízo com o veículo. Esses dados foram divulgados no JM de ontem, na coluna Falando Sério, de Wellington Cardoso, e indicam preocupação para quem dirige, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que atendem a maioria das ocorrências e, também, para o delegado de trânsito de Uberaba, Paulo Delladona.

Ele acredita que as novas regras para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são exigências que tornam os condutores mais atentos e preparados. Para ele, a formação de novos condutores é fator definitivo para que se possam diminuir as estatísticas.

Delladona afirma que os candidatos a condutores de motos são avaliados de acordo com as regras do Dettran, com muita transparência na hora da prova. E alerta para que eles tenham consciência de que a motopista, direcionada às aulas para habilitação A é o local que dá oportunidade de conhecer melhor o veículo e os candidatos saírem mais preparados para a direção.

Ele indica que a Polícia Civil tem feito trabalhos internos com aqueles condutores de moto já autuados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “Temos instaurado procedimento administrativo para suspensão dos direitos de dirigir destes motoristas”, garante.

E explica que para motos de 50 cilindradas, chamadas de ciclomotor, muitas pessoas pensam que não precisa de habilitação, mas o Conselho Nacional de Trânsito exige que a pessoa tenha a Autorização para Conduzir Ciclomotores. Na verdade, o delegado afirma que é um documento muito parecido com o da motocicleta e o condutor passa pelos mesmos processos para se tirar a CNH A. “Quando ele tem o ciclomotor acaba sendo mais viável tirar a carteira de moto”, indica.

A bicicleta com motor também tem uma resolução no Conselho Nacional de Trânsito, que equipara a bicicleta ao ciclomotor, precisando também da autorização, como conta Delladona.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por