CIDADE

Novos fósseis chegam a Peirópolis

Eles farão parte da próxima exposição planejada pelo Museu dos Dinossauros, hoje controlado pela UFTM

Thassiana Macedo
Publicado em 30/06/2010 às 11:37Atualizado em 20/12/2022 às 05:39
Compartilhar

Quase três toneladas de troncos petrificados de árvores que datam de 280 milhões de anos vindos do Tocantins, Maranhão e Piauí chegaram a Peirópolis, nesta segunda-feira. Eles farão parte da próxima exposição planejada pelo Museu dos Dinossauros, hoje controlado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Segundo o diretor do Museu, Luiz Carlos Borges Ribeiro, os exemplares são antigas samambaias gigantes que perderam sua composição orgânica e se transformaram em rochas. “Reconhecemos pelos menos três tipos, mas a probabilidade é ter mais. São psaronius, os primeiros fósseis vegetais descritos no Brasil, tieteia singularis e coníferas do tipo dadoxylon. Não sabemos se podemos encontrar tipos novos, a possibilidade é rara, mas não será descartada”, afirma o pesquisador.

Trazidos ao município através do Programa de Monitoramento e Salvamento Paleontológico desenvolvido pela Rede de Paleontologia de Uberaba e UFTM, o material é resultante de operação de quase um ano em obra de linhas de transmissão elétrica com mais de 700 km, entre as cidades de Colinas e São João do Piauí.

Os exemplares farão parte da lista de fósseis que já compõem o museu, mas Luiz Carlos já pensa na possibilidade de criar kits científicos com fósseis excedentes. “Como já temos muitos fósseis e nem todos têm importância para estudo científico, vamos doar kits para as escolas terem material prático para as aulas de ciências e geografia. O objetivo é incentivar e promover o conhecimento dos jovens”, revela.

O material encontrado vai passar por análise para integrar a exposição de animais e plantas que viveram no planeta a milhões de anos. A mostra “Fósseis do Brasil” pretende recriar com detalhes, cenários de milhões de anos, para mostrar que aquela região de caatinga e cerrado era abundante em plantas. “Vamos poder reconstruir a região, o que vai possibilitar uma viagem ao tempo geológico”, completa Ribeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por