Os serviços oferecidos são direcionados a pessoas da comunidade que não possuem recursos financeiros para arcar com despesas processuais ou honorários advocatícios

NPJ da Uniube realiza atendimentos em Uberaba (MG) no Campus Aeroporto (Foto/Divulgação/Marketing Uniube)
Em 2025, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube realizou 3.433 atendimentos em Uberaba (MG), no Campus Aeroporto, e 2.169 em Uberlândia (MG), no Campus Via Centro. Se somados, os dois locais tiveram 5.602 atendimentos ao longo do último ano.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniube, em Uberaba, Maria Angélica Queiroz Cosci, a maioria dos atendimentos realizados teve relação com as áreas cível — consumidor, família, responsabilidade civil, bancário, previdenciário —, trabalhista e penal.
Conforme pontua a coordenadora do NPJ da Uniube, em Uberlândia, Mônica Mendes, os casos atendidos ao longo de 2025 envolveram, principalmente, demandas de Direito de Família e Sucessões, como divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda, curatela e inventários. Além disso, a equipe de atendimento também atua em ações ordinárias de fornecimento de medicação e questões relacionadas à posse e propriedade.
O NPJ da Uniube em Uberaba
Para Maria Angélica, o montante de atendimentos registrado é um indicativo de confiança no trabalho realizado no NPJ da Uniube, em Uberaba. A equipe do espaço conta com três colaboradores, uma psicóloga e 13 advogados.
Além disso, 183 alunos do curso de Direito estagiaram no local, integrando a equipe de atendimento. Nesse contexto, a coordenadora destaca a importância do NPJ tanto para os alunos quanto para a comunidade.
“Por meio das nossas ações, com acesso ao Judiciário, na busca pela Justiça, devolvemos ou damos dignidade e pacificamos os conflitos, trazendo, literalmente, soluções para as mais diversas áreas, a exemplo dos conflitos de família, das relações consumeristas, na esfera criminal. Em todas as searas em que possa haver lesão a direitos, ao bem da vida dos cidadãos, se faz presente a importância do NPJ”, diz.

NPJ da Uniube realiza atendimentos em Uberlândia (MG) no Campus Via Centro (Foto/Divulgação/Marketing Uniube)
O NPJ da Uniube em Uberlândia
Segundo Mônica, o NPJ da Uniube, em Uberlândia, conta com uma equipe de atendimento formada por duas professoras orientadoras, um advogado e uma secretária. No último ano, 92 alunos do curso de Direito participaram dos atendimentos na função de estagiários.
A coordenadora salienta que a estrutura do NPJ possibilita que os atendimentos sejam realizados com acompanhamento técnico e supervisão qualificada, assegurando a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Mônica afirma ainda que o local representa para as pessoas atendidas a oportunidade concreta de exercer o direito constitucional de acesso à Justiça.
“Já para os estudantes, o estágio no Núcleo, componente curricular obrigatório, vai além da prática jurídica. A vivência proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais à formação profissional, aliando conhecimento técnico a um olhar mais humanizado diante dos conflitos e das situações de vulnerabilidade econômica dos assistidos.”
Serviço
Os interessados no atendimento gratuito do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube devem entrar em contato pelo telefone para verificar os critérios e agendar o horário. Em Uberaba, o telefone é: (34) 3319-8770. Em Uberlândia, o agendamento é feito pelo telefone: (34) 3292-5691.