No mês de dezembro, o número de consumidores endividados diminuiu. A constatação veio através da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência da Confederação Nacional
No mês de dezembro, o número de consumidores endividados diminuiu. A constatação veio através da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A proporção de consumidores que afirmaram ter dívidas ou contas em atraso também recuou para 23,5%, contra 24,8% no mês anterior. A parcela de endividados que informaram não ter condições para pagar suas dívidas também diminuiu de 9% para 8,3%, no período.
Para Fúlvio Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), esse fato teve como causa o pagamento do 13º salário, que injetou recursos na economia, contribuindo para quitar as dívidas.
Ferreira acredita, no entanto, que, como o pagamento é dividido em duas parcelas, a primeira delas foi utilizada para pagamentos em atraso, enquanto a segunda é usada para as compras de Natal.
Além disso, neste fim de ano, houve registro muito maior de pessoas empregadas e consumindo no comércio local. “Em Uberaba, o comércio empregou 20% a mais do efetivo, fator que também contribuiu para diminuir o número de endividados”, esclarece o dirigente.