O número de furtos e roubos de animais e máquinas agrícolas diminuiu nos dois últimos anos. O percentual de queda é 26% e 16%, respectivamente, revelado pelo delegado Tiago Cruz, da delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, em entrevista no programa Pingo do J, da Rádio JM 95.5 FM.
“A área rural aqui de Uberaba e região, embora tenhamos alguns crimes, nós tivemos uma redução aí, de 2022 até esse ano, de 26% de furto e roubo de gado, como foi esse caso recente que tivemos. Os índices estão diminuindo e creio que é impossível a Polícia acabar com os crimes”, detalha.
Citando o furto recente das 50 cabeças de gado, que foram recuperadas, Tiago pontuou que o sucesso se dá devido à integração entre as Polícias Militar, Civil, PRF e até corporações de outros estados, proporcionando uma resposta rápida contra os criminosos.
“Isso ocorrência teve esse sucesso em poucas horas devido à união das forças policiais. Primeiro que chegou no local foi a patrulha rural, eles chegaram lá, nós tivemos a notícias também e fomos para o local para apoiá-los. Ali naquele local já foi montada a operação policial com a Polícia Militar, Polícia Civil e Delegacia Rural, Polícia Militar de Conceição das Alagoas, de Frutal, Iturama, a PRF também apoiou essa operação e contatamos a Polícia Militar de São Paulo, Polícia Civil de São Paulo, então foi muita gente e conseguimos recuperar todo o gado da vítima”, detalha.
A operação resultou ainda na prisão de dois suspeitos, de um total de cinco e as investigações seguem para tentar identificar o restante dos envolvidos.