O capitão de Mar e Guerra, Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, capitão dos Portos da Marinha em Minas, esteve no local e falou sobre a expansão da corporação no Estado
Segundo o capitão Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, a instalação da unidade da Marinha em Uberaba facilitará a regularização de documentos de embarcações e a simplificação do processo de habilitação para Arrais-Amador (Foto/Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Imóvel onde será instalada unidade da Marinha, em Uberaba, foi vistoriada na tarde dessa segunda-feira (9) por integrantes da corporação e por entidades e empresários ligados ao setor náutico de diversas cidades da região. No prédio, onde funcionou a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), teve início a retirada de material que lá estava depositado, para que sejam realizadas as adequações para o funcionamento da Marinha.
O capitão de Mar e Guerra, Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, capitão dos Portos da Marinha em Minas Gerais, esteve no local e falou sobre a expansão da corporação no Estado. Segundo ele, a instalação da unidade da Marinha em Uberaba facilitará a regularização de documentos de embarcações e a simplificação do processo de habilitação para Arrais-Amador, eliminando a necessidade de deslocamento até Belo Horizonte.
Leia também: PMU realiza segunda cerimônia de entrega das chaves do prédio aos representantes da Marinha
“É um prazer enorme para nós, da Marinha, estar em Uberaba, recebendo esse imóvel, para implantamos em um primeiro momento uma patromoria avançada da Capitania Fluvial de Minas Gerais, trazendo assim um produto mais completo para a sociedade do Triângulo Mineiro”, ressaltou.
A patromoria contará com quatro militares, em sistema de rodízio, para coleta de documentação, para regularização de embarcações, habilitação na carteira de amador. “Vai facilitar a questão logística, uma vez que, com a nossa presença na região, não será necessário o deslocamento para Belo Horizonte ou qualquer outra organização da Marinha Militar do Brasil para entrega desses documentos. E, também, teremos um local para guardar as nossas embarcações. No momento, teremos uma embarcação de casco rígido e uma moto aquática, que permanecerão em nossa patromoria avançada, para as nossas inspeções de rotina”, frisou o capitão de Mar e Guerra, Lucena.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Weber de Almeida Januário, ressaltou que a vinda da delegacia da Marinha para Uberaba abre a possibilidade de a cidade até receber no futuro empresas de atividade naval na área de comunicação e construção de barcos.
O projeto que autorizou a cessão de imóvel à Marinha foi aprovado no mês passado pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Anteriormente, a proposição foi alvo de embate entre vereadores e acabou sendo retirada da pauta, mas agora foi aprovada por unanimidade e sem questionamentos em plenário.