PARALISAÇÃO NACIONAL

Técnicos administrativos do HC-UFTM fazem paralisação em Uberaba

Publicado em 30/07/2025 às 09:19Atualizado em 30/07/2025 às 18:17
Compartilhar
Técnicos Administrativos do HC-UFTM aderem à paralisação nacional de 48h, que acontece nesta quarta (30) e quinta (31), em Uberaba (Foto/Reprodução redes sociais)

Técnicos Administrativos do HC-UFTM aderem à paralisação nacional de 48h, que acontece nesta quarta (30) e quinta (31), em Uberaba (Foto/Reprodução redes sociais)

Os técnicos administrativos que atuam no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) paralisaram as atividades nestas terça (29) e quarta-feira (30), em Uberaba. O movimento foi comunicado oficialmente à universidade, seguindo os trâmites legais. Trata-se de uma paralisação nacional contra a reforma administrativa e, entre os pleitos, a categoria pede também capacitação e reajuste salarial. Ao Jornal da Manhã, a UFTM informou que os servidores da Ebserh atuam normalmente e que o atendimento externo do laboratório foi suspenso, para que fosse possível manter os atendimentos às demandas urgentes e de pacientes internados. 

Segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã, a paralisação nacional é de 48h e acontece nos dias 29 e 30 de julho. A categoria busca "fortalecer a luta da categoria pelo cumprimento integral do Termo de Acordo da greve de 2024, reposicionamento dos aposentados e garantia da aceleração da progressão por capacitação para estes, pagamento imediato do reajuste de 9% para médicos e médicos veterinários, contra a Reforma Administrativa. Além disso, temos como pauta local a revogação do § 6º do art. 14 da Portaria Reitoria/UFTM nº 49/2021", segundo divulgação nas redes sociais do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da UFTM (Sindttae).

Questionada pela reportagem, a UFTM confirmou a paralisação, informando que "o atendimento externo do laboratório foi suspenso, para que fosse possível manter os atendimentos às demandas urgentes e de pacientes internados. A paralisação foi informada ao gestor SUS do município de Uberaba. A coleta de exames no laboratório do HC-UFTM é feita por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio, a previsão é que o atendimento seja normalizado na quinta-feira (31)". Ainda de acordo com a nota enviada à reportagem, "nos demais serviços as escalas de trabalho foram reorganizadas para minimizar o impacto aos pacientes".

Contudo, os pacientes que tinham agendamento para esses dias não foram avisados sobre a paralisação, o que foi alvo de queixa de pacientes. "Vim fazer exame aqui no Hospital Escola e está fechado de greve. Eles não avisam", lamentou Rogéria Maciel, ouvinte do JM News, da Rádio JM.

A UFTM pontua, no entanto, que a obrigação de avisar pacientes e também de remarcar os exames e procedimentos previamente agendados para os dias de paralisação competem à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde. No caso da SMS, tanto por ser a gestora do Sistema Único de Saúde (SUS), em Uberaba, quanto por ser quem realizou os agendamentos inicialmente. Ainda de acordo com a UFTM, o aviso oficial foi feito a todos os setores competentes ainda no dia 14 de julho. 

O Jornal da Manhã acionou a SMS sobre reclamação sobre a falta de aviso aos pacientes agendados durante a paralisação e também sobre o reagendamento. A Secretaria respondeu, em nota, que "foi avisada via email sobre a paralisação, contudo, importante salientar que a reclamação é referente a exames laboratoriais e o Hospital de Clinicas da UFTM não é um prestador do município para encaminhamentos de pacientes do Agendamento Eletrônico para esses procedimentos. Sendo assim, trata-se de uma demanda ambulatorial oriunda do próprio HC-UFTM".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por