A Escola Municipal José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, será a primeira escola ecológica de Uberaba. Visando à preservação ambiental, as secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Educação e Cultura e Infraestrutura, em parceria com o Codau, fazem a reestruturarão da escola. A inauguração oficial será realizada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore.
Apesar da inauguração só acontecer em setembro, desde o início do ano algumas ações do projeto já estão em andamento na escola, segundo a diretora do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Edilene Leal. “A escola possui os agentes mirins, que são alunos fazendo o papel de multiplicadores da conscientização dos cuidados com o meio ambiente”, conta.
A parte pedagógica do projeto já foi implantada. “Além das disciplinas do ensino regular a grade curricular dos alunos da Escola Municipal José Geraldo Guimarães conta com ações de conscientização ambiental” explica Leal.
A escola conta com a biblioteca verde, sala verde e a Área de Preservação Permanente (APP), onde serão desenvolvidas aulas práticas em que o aluno poderá conviver diretamente com o meio ambiente. “Num segundo momento, a escola será aberta para visitação de outras instituições de ensino” afirma.
Na parte de estrutura, a escola já usa a energia solar e agora serão implantados coletores de água da chuva e criada a trilha ecológica para os alunos.