
O benefício é direcionado a pessoas que vivem com HIV e que tenham dificuldade de arcar com o deslocamento até a unidade (Foto/Arquivo JM)
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Uberaba oferece suporte aos pacientes que vivem com HIV/Aids e enfrentam vulnerabilidade social, oferecendo vale-transporte para garantir o comparecimento às consultas, exames e atendimentos de rotina. A informação foi detalhada pelo gerente do serviço, Lucas Lopes, durante entrevista ao JM News, da Rádio JM.
Segundo Lucas, o benefício é direcionado a pessoas que vivem com HIV e que tenham dificuldade de arcar com o deslocamento até a unidade. Ao procurar o CTA, o usuário passa por acolhimento e avaliação com a assistente social, que identifica a necessidade e libera o cartão de transporte com as unidades necessárias. “A pessoa em vulnerabilidade social que tem dificuldade de transporte recebe o vale-transporte para comparecer às consultas”, explicou.
O processo funciona por meio de troca: ao utilizar todas as unidades do cartão e retornar à consulta, o paciente passa novamente pela assistente social, que realiza a substituição por outro cartão. Todo o atendimento é individual, sigiloso e não exige inscrição prévia em programas sociais. Basta o usuário declarar a condição de hipossuficiência para que seja feita a avaliação. “É um atendimento sigiloso. É só sentar com a assistente social, que vai fazer a avaliação, e o paciente consegue o auxílio”, reforçou.
Lucas também destacou os avanços do tratamento oferecido atualmente. Os medicamentos, fornecidos pelo Estado, têm menos efeitos colaterais e muitos pacientes conseguem retiradas para até três meses de uso. Após a fase inicial, o acompanhamento médico tende a ser espaçado, podendo ocorrer a cada seis meses, desde que o paciente apresente boa resposta ao tratamento.
Outra garantia do CTA é o acesso contínuo aos medicamentos. Caso o paciente esteja hospitalizado, a equipe envia a medicação diretamente ao hospital. Também é possível autorizar uma pessoa de confiança para realizar a retirada, assegurando que nenhum tratamento seja interrompido.
O CTA de Uberaba fica disponível para testagem, acompanhamento e assistência integral às pessoas vivendo com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, preservando o sigilo e priorizando o acesso ao cuidado.