Usuários do sistema público de saúde relataram, nesta quinta-feira (18), problemas no mutirão de exames realizado no Hospital Beneficência Portuguesa. Pacientes convocados para realizar ultrassonografias encontraram desorganização, falta de estrutura e confusão no atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que houve uma falha momentânea na lista de presença, mas que, apesar disso, todos os 68 convocados foram atendidos.
Ouvintes da Rádio JM procuraram a reportagem para relatar que, ao chegarem ao hospital, encontraram filas desorganizadas e dificuldade para se informar sobre seus horários de atendimento, gerando transtornos e insegurança durante a espera. Alguns pacientes chegaram a aguardar sem saber se seriam atendidos, aumentando a frustração e o desconforto no local.
Acionada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o ocorrido e esclareceu que, no início da manhã, três pacientes que haviam confirmado presença não constavam na lista impressa pelo hospital. A falha ocorreu devido a uma inconsistência momentânea na transmissão de dados entre os sistemas, e os usuários foram orientados a aguardar enquanto a situação era resolvida. Todos os pacientes presentes foram atendidos normalmente, sem prejuízo assistencial.
A pasta informou ainda que o mutirão, exclusivo para exames de ultrassonografia e viabilizado por emenda parlamentar, disponibilizou 68 vagas para exames de ultrassonografia, distribuídas em 40 vagas para ultrassom de vias urinárias, 15 para abdômen total e 13 para tireoide. "Assim que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o quantitativo de vagas disponibilizadas pelo hospital, procedeu-se à regulação dos pacientes por meio do sistema oficial, sendo então iniciadas as ligações pela Fila Eletrônica, que fez os contatos com os usuários que aguardavam para fazer os exames, conforme critérios previamente estabelecidos”, acrescentou.
A SMS ressaltou que mantém o compromisso com a transparência, a qualidade do atendimento e a melhoria contínua dos processos, adotando medidas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.