
Rodrigo Magalhães, Anderson Campos, Gustavo Faria, Tiago Fonseca, Adriano Buldrini, Joelma Matos, Ricardo Melillo e André Lacerda (Foto/Divulgação)
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG) promoveu um almoço nesta semana para apresentar a nova diretoria do triênio 2026/2028. Na oportunidade, o presidente reeleito, Gustavo Faria, deu posse aos diretores, apresentou o balanço da sua atual gestão e anunciou os planos para o ano de 2026. Na formação do Conselho Fiscal da nova diretoria está o publicitário Tiago de Oliveira Fonseca, da Agência Solis, de Uberaba.
Sinapro-MG e Fenapro formam agora o Sistema Nacional das Agências de Propaganda. A entidade passa a se chamar Sistema Nacional das Agências de Propaganda - Capítulo MG. Segundo Gustavo Faria, “a mudança é porque evoluímos, com mais integração, mais relevância nacional com articulação e mobilização regional, e que vai fortalecer cada vez mais todos os mercados”. “Minas Gerais tem cerca de 300 agências ativas, com geração de mais de 6.000 empregos, com um faturamento neste ano de 1,85 bilhão de reais e previsão de atingir a casa dos dois bilhões no próximo ano”, afirmou.
O presidente fez um balanço das ações nos últimos três anos, com destaques para os eventos promovidos, tais como o Road Show, Transforma, Identidades e Cannes Lions, e que continuarão em 2026. Outra boa notícia é o Prêmio Minas de Comunicação, que vai premiar os melhores da propaganda mineira.
Outra ação importante, de acordo com Gustavo, é incentivar o empresariado mineiro a investir nas agências locais. E citou o exemplo da Drogaria Araújo, uma gigante do varejo, que informou recentemente que vai contratar uma agência mineira. “Isso mostra que a empresa reconhece a capacidade das agências mineiras em fazer comunicação. O Sinapro trabalha intensamente com as grandes marcas, com o objetivo de contratarem as nossas agências”, finalizou.
O Sinapro pretende trazer uma unidade regional da Associação Brasileira dos Anunciantes – ABA, que representa todos os anunciantes do Brasil. “Essa unidade regional será importante para que os nossos anunciantes possam conversar primeiro com o mercado mineiro, para fortalecer a identidade da nossa propaganda”.
Para finalizar, Gustavo Faria disse que Minas Gerais precisa ter representantes políticos defendendo as causas do mercado da propaganda. “Precisamos criar a Bancada da Comunicação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, o que é essencial para que nossas vozes sejam ouvidas na defesa dos interesses da publicidade mineira”.
