AGUARDANDO O NATAL

Paróquia de São Geraldo Majela inaugura presépio antecipadamente para o Natal este ano

Marconi Lima
Publicado em 29/11/2024 às 20:57
Compartilhar

Durante a inauguração prévia do presépio, padre Roberto lembrou que essa tradição cristã surgiu com São Francisco de Assis, em 1223 (Foto/Divulgação)

A paróquia de São Geraldo Majela, localizada no bairro Alfredo Freire, inaugurou previamente na tarde dessa sexta-feira (29) o presépio para o Natal deste ano. A visitação oficial terá início no domingo (1º), a partir das 19 horas.

O presépio da comunidade que tem como pároco o padre Fabiano Roberto, já recebeu o título de “Maior de Minas Gerais. Este ano, de acordo com o presbítero católico, uma novidade espera os visitantes.

“Haverá um caminho dentro do presépio para que as pessoas possam adentrar nele e estarem mais próximas de Jesus, de forma a proporcionar a imersão na cena de seu nascimento”, relatou o padre Fabiano.

Durante a inauguração prévia do presépio, padre Roberto lembrou que a tradição cristã do presépio surgiu com São Francisco de Assis, em 1223, quando foi montado pela primeira vez. De lá para cá, muitas paróquias ao redor do mundo montam o presépio, com variados estilos, mas sempre fiéis ao registro do nascimento de Jesus Cristo.

O pároco também destacou que, no espírito do Natal, que é um momento de reflexão, de congraçamento com a família, amigos, colegas de trabalho, e de união, os voluntários da Paróquia São Geraldo Majela seguem em ritmo acelerado para concluir a montagem deste belo símbolo católico.

A montagem do presépio na Paróquia de São Geraldo Majela começou em 2015 e, segundo o padre Fabiano, vem aumentando ano após ano. O presépio pode ser visto de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e no domingo, após as missas.

História. Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal.

O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

O termo vem do latim Praesepe, que significa estrebaria ou curral. A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.

O presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo.

O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por