DEMOROU DEMAIS!

Período de chuva pode atrasar mutirão de retirada de cabos inutilizados em Uberaba

A avenida Cristo Rei tem ação especial, diz secretário de serviços urbanos e obras

Dandara Aveiro
Publicado em 26/10/2025 às 14:53
Compartilhar

A previsão inicial era de que os trabalhos fossem concluídos até dezembro, mas a expectativa agora é de prorrogação, que pode durar até maio do próximo ano. (Foto/Arquivo)

O mutirão para retirada de cabos inutilizados em Uberaba, coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), deve sofrer atraso por conta do período chuvoso.

A informação foi comentada pelo titular da pasta, Pedro Arduini, em entrevista ao JM Online. Segundo ele, a previsão inicial era de que os trabalhos fossem concluídos até dezembro, mas a expectativa agora é de prorrogação, que pode durar até maio do próximo ano. 

Segundo Arduini, a ação segue acontecendo em várias regiões da cidade e o trabalho permanece intenso, com equipes atuando de forma contínua em parceria com as operadoras de telefonia e energia elétrica. “O mutirão dos fios está acontecendo. Mensalmente as empresas enviam relatório para a Sesurb. A previsão é finalizar em dezembro. Mas a gente entende que deve ter algum atraso por conta das chuvas e prolongar até maio”, destacou o secretário. 

Desde fevereiro, quando a ação foi iniciada, a força-tarefa já passou por bairros como Centro, São Benedito, Mercês, Santa Maria, Abadia e Estados Unidos, além de manter um cronograma que abrange 48 etapas em diferentes regiões da cidade. O trabalho é realizado em parceria com operadoras de telefonia e energia elétrica, com o apoio do Procon e da Cemig, e tem o objetivo de garantir mais segurança à população e melhorar a estética urbana. 

Na avenida Cristo Rei, o trabalho tem recebido atenção especial da Sesurb. Além de integrar o mutirão, a via passa por uma reestruturação na rede. “Na Cristo Rei acontece o mutirão, mas também as equipes estão trabalhando no local para tirar a rede do meio da avenida e colocar na lateral. Então, acionamos as empresas de telefonia para realocar os fios para as laterais, de ambos os lados, evitando cabos de energia no meio da via, por conta da pista de caminhada”, explicou Arduini. Ele ressaltou que, neste caso, a intervenção é mais lenta, pois utiliza parte da estrutura já existente e a remaneja totalmente, mas o serviço aproveita para eliminar também os cabos inutilizados. 

A operação de limpeza e reorganização das redes foi planejada após uma série de reuniões entre a Prefeitura de Uberaba, empresas e órgãos de fiscalização, iniciadas ainda em janeiro deste ano. O objetivo é cumprir a legislação municipal nº 13.040/2019, que determina que as operadoras são responsáveis por retirar os cabos fora de uso. 

Além da execução prática do mutirão, a Sesurb também trabalha na elaboração de um decreto municipal para regulamentar a manutenção das redes aéreas. O texto deve definir responsabilidades, padronizar procedimentos e estabelecer prazos e penalidades em caso de descumprimento, garantindo que a fiscalização ocorra de forma mais eficiente.   

“O propósito é promover uma cidade mais segura, organizada e eficiente nos serviços públicos”, concluiu o secretário. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por