AGRONEGÓCIO

Pico da colheita de soja na região é esperado para o final deste mês

Publicado em 14/02/2025 às 20:27
Compartilhar
Secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva, espera produção superior a 330 mil toneladas de soja este ano em Uberaba (Foto/Divulgação)

Secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva, espera produção superior a 330 mil toneladas de soja este ano em Uberaba (Foto/Divulgação)

O secretário do Agronegócio (Sagri), Agnaldo Silva, acompanhou, nesta semana, a colheita de soja em lavoura da fazenda São José 2, região do ribeirão Santa Gertrudes, em Uberaba. Porém, no geral, a colheita do grão começará no município, no final deste mês.

A colheita da soja, nos primeiros dias de fevereiro, na área visitada, ocorreu devido à antecipação do plantio. No começo de outubro do ano passado, o produtor José Paulo Denipoti plantou 83 hectares do grão. O tempo colaborou, aliado à tecnologia, e a colheita foi considerada um sucesso, com produção de 89 sacas (60kg) por hectare. A média, em Uberaba, é de 65 sacas de soja por hectare.

O secretário Agnaldo ficou satisfeito com os números alcançados pelo produtor e estima alta produtividade da soja em 2025, no município. Ele informa, no entanto, que a colheita do grão só começará em grande escala após 20 de fevereiro, no chamado pico da safra. “Só colheu agora um ou outro produtor que antecipou o plantio”, disse. A expectativa do secretário é que a chuva dê uma trégua e facilite a colheita.

Aliás, segundo o agrônomo da Secretaria do Agronegócio, Salvador Miziara, o excesso de chuva pode impactar negativamente as lavouras de soja neste final de ciclo. “Ela reduz a velocidade da secagem do grão e provoca grande umidade do solo, que leva ao prolongamento da colheita”, explicou. Já nas lavouras onde a soja está ainda na fase de enchimento de grãos, Miziara diz que o estrago pode ser ainda maior. “Em quantidade excessiva, a chuva ocasiona o surgimento de doenças”. Porém, até agora, os focos de pragas estão sob controle na região, diz.

Segundo dados do Conselho de Safra de Uberaba, o município plantou 90 mil hectares de soja para a safra de verão 2024/2025. A área plantada é a mesma da última safra. A produção esperada, de 331 mil toneladas, manterá Uberaba entre os cinco maiores produtores de soja de Minas Gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por