Técnicos estiveram no local, e a análise preliminar apontou que não há comprometimento da estrutura (Foto/Reprodução)
Após rachadura interromper temporariamente o trânsito na Ponte Velha, que liga os estados de Minas Gerais e São Paulo, uma nova vistoria está programada para esta quarta-feira (5). A estrutura, entre as cidades de Delta (MG) e Igarapava (SP), foi interditada por 1h na manhã de ontem, mas após vistoria técnica das Defesas Civis das duas cidades, o tráfego de veículos foi retomado no local. A análise preliminar indicou que não havia comprometimento imediato da estrutura e a Polícia Militar (PM) liberou a ponte para o tráfego.
Em divulgação oficial, o Coordenador da Defesa Civil de Delta, Williams Jésio, comunicou que o Coordenador Estadual de Defesa Civil/MG foi acionado para realizar uma vistoria completa, prevista para ocorrer hoje. Além disso, “o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também foi acionado para conhecimento de domínio. Assim que todas as vistorias estiverem concluídas, novas informações serão divulgadas”.
Segundo o diretor de engenharia de Igarapava, Kleber Menezes, uma primeira análise preliminar indicou que não há risco iminente e, por isso a estrada não foi fechada. Como a ponte é federal e a divisa pertente à concessionária Entrevias, ambas as instituições foram comunicadas, incluindo o Ministério Público (MP), para acompanharem o caso. “Agora, precisa ser feita uma vistoria técnica preliminar por um especialista em pontes, para fazer uma avaliação mais detalhada”, ressaltou o engenheiro.
Para o Coordenador de Defesa Civil de Igarapava, Gabriel Gomes, após a vistoria completa, será possível fornecer um diagnóstico mais preciso sobre a gravidade da rachadura e a necessidade de eventuais intervenções.
O subtenente Lino Junior, agente da 5ª REDEC (Unidade Regional da Defesa Civil), esteve no local esta manhã e afirmou que, posteriormente, fará uma reunião com a Prefeita de Delta, Leriane de Souza, para discutir o caso. Até o momento, a ponte permanece liberada para a passagem de veículos e pedestres.
Novas informações sobre a situação serão divulgadas após a conclusão das vistorias.