Greve provoca filas na Caixa Econômica Federal da avenida Leopoldino de Oliveira e prejudica clientes. Nas filas, muitas pessoas aguardam ansiosas ontem pelo fim da discussão entre bancários e banqueiros. Reivindicações como 10% de acréscimo no salário e melhores condições de trabalho ainda não foram atendidas pela Fenaban.
Quem sofre as consequências não entende a mobilização do setor e critica. É o caso do aposentado Osni Rodrigues, morador do bairro Abadia. Ele não pode descontar um cheque e, revoltado, questionou: “Nós deixamos de ir ao serviço, enfrentamos fila sem ter informações e temos que aguentar isso aqui. A que ponto esse país chega, até quando essa baixaria vai continuar?”.
Dona Irani Silva reclamou da espera na fila. “É uma pouca-vergonha! Quando a gente mais precisa não tem o serviço!”, ressalta a empregada doméstica.
Por causa da paralisação, apenas setores empresariais e de moradia estão funcionando nas agências da Caixa. Quem precisar realizar pagamentos ou trocar cheques vai ter que esperar, pelo menos por enquanto.
Lei das filas. Os usuários de bancos que precisaram recorrer às agências nesta segunda-feira tiveram que se valer da paciência. Por se tratar do dia do pagamento dos pensionistas do INSS e de várias empresas, a demora do atendimento ultrapassou o limite de 30 minutos estipulado por lei em dias de pagamentos. Em dias comuns, o limite tolerável é de 20 minutos.
Cliente do Banco do Brasil, que optou por não se identificar, chegou à agência da avenida Leopoldino de Oliveira às 12h36 e só foi atendido às 14h, conforme comprovante exigido por ele.
Sebastião Severino Rosa, coordenador do Procon em Uberaba, recomenda que as pessoas exijam dos bancos os comprovantes do horário de entrada e saída, para que dessa forma elas possam procurar o Procon e solicitar a abertura de um processo administrativo. “O consumidor deve ser nosso aliado. Só assim conseguiremos evitar esses abusos por parte dos bancos, que insistem em não contratar mais funcionários para ajudar no atendimento ao público”, explica Sebastião.
No caso de quem estiver na agência e quiser solicitar a presença da equipe do Procon in loco, Sebastião afirma que basta que a pessoa ligue para o número 151 e os representantes do órgão se dirigirão até o local na hora.