DÚVIDAS

Por que a renovação de receitas médicas não é automática? Saúde explica cenário em Uberaba

Consulta médica continua obrigatória, mas pode ser feita a partir de visitas domiciliares, realizadas pela ESF e pelo Melhor em Casa

Dandara Aveiro
Publicado em 03/12/2025 às 09:13
Compartilhar

A necessidade de consulta médica para emissão ou renovação de receitas continua sendo uma das principais dúvidas dos usuários da rede municipal de saúde, especialmente para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Embora muitos medicamentos sejam oferecidos gratuitamente pela Farmácia Popular, a prescrição é obrigatória, e precisa ser atualizada periodicamente por um médico, como explica a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Tristão. Em Uberaba, o atendimento domiciliar é garantido pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e pelo Programa Melhor em Casa, que realizam visitas em casos específicos. 

De acordo com Aline Tristão, a renovação automática de receitas não é segura. A consulta, seja na unidade ou na casa do paciente, é importante para avaliar se o medicamento continua adequado, se há necessidade de ajuste de dose, troca da medicação ou solicitação de novos exames. Segundo ela, pacientes que não conseguem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) podem receber a visita de médicos da ESF. A diretora ainda explica que quando a família procura o postinho, apenas com a solicitação de renovação, cabe ao médico decidir se é possível prescrever sem visita ou se será necessário avaliar o paciente em casa. 

“Os profissionais fazem algumas renovações de receita, mas chega um momento em que precisam ver o paciente. O médico precisa saber se o medicamento está fazendo efeito, se precisa de exames, se a dose deve ser ajustada ou se o remédio deve ser trocado. Às vezes, a família chega dizendo que o paciente usa determinado medicamento e que basta renovar. Mas é o profissional que vai verificar o prontuário e avaliar. Em alguns casos, ele renova. Em outros, decide fazer a visita”, explica. 

Mesmo quando o usuário já é acompanhado por um médico da UBS, a responsabilidade pela visita domiciliar passa a ser da ESF, sem prejuízo ao histórico clínico. Todas as equipes utilizam o prontuário eletrônico (PEC/e-SUS), o que garante continuidade do cuidado. “O novo médico tem acesso ao prontuário, às receitas anteriores e a todo o histórico. Nada se perde”, afirma. 

Atualmente, Uberaba possui atualmente 56 equipes de ESF distribuídas por territórios, mas a cobertura ainda não é total. Para ampliar o atendimento domiciliar, o município está construindo novas unidades básicas nos bairros São Benedito, Laranjeiras, Alvorada, Itália e Marajó. “A principal dificuldade hoje é a cobertura. As equipes conseguem atender os seus territórios, mas algumas regiões ainda não contam com ESF. Por isso, o município está investindo em mais unidades justamente para ampliar esse serviço”, avalia Tristão. 

Os questionamentos sobre a necessidade de consultas para a renovação de receitas têm sido frequentes entre usuários do sistema. Uma ouvinte da Rádio JM reclamou da prática, mas, de acordo com a SMS, a consulta, às vezes, é indispensável. Para os acamados ou domiciliados, tanto o acompanhamento clínico quanto a realização de exames podem ser solicitados a domicílio; além disso, a família pode pedir transporte pela central de ambulâncias ou, em alguns casos, a coleta de amostras laboratoriais é feita na residência do paciente, pelo Programa Melhor em Casa. 

Aline lembra ainda que o Melhor em Casa, extensão da Atenção Básica em Uberaba, é justamente o programa especializado no atendimento de pacientes acamados, com doenças crônicas ou dificuldade de locomoção. A equipe multiprofissional realiza visitas diárias, cuida de feridas complexas, acompanha usuários em oxigenoterapia e atua de forma integrada com as UBS. O atendimento ocorre todos os dias, das 7h às 19h, com possibilidade de extensão até meia-noite. As solicitações podem ser feitas pelos telefones (34) 3325-4790 e (34) 99969-7359.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por