Intitulada “Arraial das Letras”, a 1ª Festa Literária de Uberaba acontecerá hoje e amanhã na praça da Abadia, a partir das 9h
Intitulada “Arraial das Letras”, a 1ª Festa Literária de Uberaba acontecerá hoje e amanhã na praça da Abadia, a partir das 9h. Com o objetivo de aproximar os uberabenses do universo da leitura, o evento deve ser colocado no calendário anual de ações em prol da cultura local. Apesar de dar espaço especial às letras, a festa vai contar ainda com apresentações de dança, música e comidas típicas juninas.
O evento tem patrocínio do Governo Federal e dos Correios e é uma parceria da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, Fundação Cultural de Uberaba e Secretaria de Educação e Cultura. O objetivo é resgatar a identidade local e da cultura regional, valorizando em especial os escritores uberabenses e as entidades relacionadas à cultura.
Segundo um dos coordenadores do Arraial, o escritor uberabense e ganhador do prêmio Jabuti de Literatura, Thiago de Melo Andrade, as pessoas poderão comprar, trocar e alugar livros, inclusive de lançamentos.. “Esta é uma ação importante para quem trabalha com produção cultural em Uberaba, mas é muito importante para todos os segmentos, em especial para o leitor. Isto porque a intenção é aproximar o livro do leitor. Por isso será feito em uma praça, de forma democrática e aberta”, destaca.
De acordo com Kaká Carneiro, diretor da Fundação Cultural, para incentivar a participação das pessoas e o gosto de ler, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura distribuirá 1.800 vale-livros, de R$10,00, aos professores do Ensino Infantil e Fundamental da rede pública municipal, que serão utilizados na feira para adquirir livros.
Na programação do “Arraial das Letras”, peças teatrais, apresentações de quadrilhas, comidas típicas, contação de estórias e apresentações musicais, com João Batista e Paulo César, mostrando música raiz no primeiro dia e Marcelo Tainara e Sérgio Ramos, tocando MPB. Uma tenda literária vai reunir autores, críticos, formadores de opinião e população em conversas literárias. No dia 27, o jornalista e coordenador do curso de Jornalismo da Uniube, André Azevedo da Fonseca, participará de bate-papo “Baú do Mário”, contanto um pouco das experiências de Mário Palmério nas viagens pela Amazônia, uma de nossas principais expressões literárias locais. A professora de Educação Infantil, Vânia Resende, apresentará seu projeto “Leia e Passe Adiante”, às 16h.