Com a intensificação das chuvas neste período, Uberaba enfrenta aumento na proliferação do mosquito da dengue, e consequentemente, de número de casos da doença. Com o objetivo de dar continuidade ao processo de conscientização da população, que tem papel fundamental no combate ao mosquito, e conter o avanço da doença no município, a Prefeitura vai intensificar as ações de combate à dengue.
Para alinhar estas definições, o prefeito em exercício, Paulo Mesquita, esteve reunido ontem com o secretário de Saúde, Valdemar Hial, juntamente com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, além do secretário de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira, subchefe de Gabinete, Carlos Bracarense, e assessor de Orçamento, Mauro Humberto.
Na reunião técnica, Mesquita destacou que o combate começa na educação do povo. “A população precisa cuidar de suas casas, seus quintais e, principalmente, de sua própria saúde. Todo o apoio necessário será dado à equipe da Secretaria de Saúde para conter o avanço da dengue na cidade”, disse. Entre as ações definidas pela equipe está a intensificação de uma campanha publicitária, distribuição de cartazes e panfletos educativos, e ainda o envolvimento das igrejas, entre outras organizações, na conscientização da população.
Segundo o secretário de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira, os mutirões retornarão aos bairros que apresentam maior número de focos do mosquito, no caso Boa Vista e Parque das Américas. “É importante destacar que já percorremos 20 bairros, sendo que foram retirados 95 caminhões de materiais que acumulam água”, explica Toninho.
Neste sábado (9) o mutirão retorna ao bairro Boa Vista. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Cleuber Borges, o objetivo é conseguir vistoriar as casas que ficam fechadas durante a semana.
Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, a Prefeitura está fazendo bem o seu trabalho, e é preciso que a população faça o “dever de casa”. “Sem o apoio dos moradores não vamos conseguir conter o avanço da dengue, é preciso a união de todos”, relata Hial. De acordo com ele, o último levantamento, de 25 de dezembro, aponta 246 casos de dengue registrados em Uberaba, sendo três importados de outros municípios.
Hoje, quatro caminhonetes fazem o trabalho do Fumacê e três equipes fazem o mutirão. Em caso de dúvidas ou mesmo de denúncia de locais com possibilidade de foco de dengue, a população deve entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelos telefones 3317-4660 ou 3317-4655.