A Prefeitura de Uberaba e a Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) deram início, nesta semana, aos trabalhos para ampliação do fornecimento de energia elétrica e da iluminação pública na comunidade rural de São Basílio. A melhoria implicará numa virada de chave no desenvolvimento daquela região.
A chegada da primeira leva de postes (três carretas) marcou o início das atividades da Cemig em São Basílio. Ao todo, serão implantados 142 postes e instaladas 221 luminárias de LED, além de vários outros equipamentos, como transformadores. A previsão é de que a melhoria seja entregue, por completo, em setembro deste ano.
Leia também: Operadoras têm 30 dias para apresentarem plano de ações para retirada de cabos inutilizados
Para os moradores, a ampliação da rede significa um avanço essencial no conforto, segurança e qualidade de vida da comunidade e entorno. “Ter energia em casa é um sonho que estamos esperando há anos. Medida que vai possibilitar ainda produzir mais e, com isto, ampliar os negócios,” disse Gislaine Maria Miranda.
Além do impacto direto nas casas, o investimento dos governos estadual e municipal prevê também a ampliação e modernização da iluminação pública, atingindo trechos de vias até então não contemplados. Melhoria que facilitará a circulação noturna e reforçará a segurança dos moradores, além de reduzir riscos de acidentes.
Para secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a melhoria, agora iniciada, é fruto do compromisso feito pela prefeita Elisa com a comunidade, e suas incisivas cobranças junto ao Governo do Estado.
A chefe do Executivo disse que esta é mais uma ação da Prefeitura voltada para a valorização das comunidades rurais. “Nosso compromisso é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços básicos essenciais, independentemente de onde moram. A ampliação da rede elétrica de São Basílio representa mais do que infraestrutura, é uma conquista para a dignidade e o progresso da população,” afirmou Elisa.
Outra expectativa é que, com a conclusão da obra, agricultores familiares da região também sejam beneficiados, tendo condições para investir em tecnologia nas suas atividades e melhorar índices de produtividade.
“Com energia elétrica de qualidade e, portanto, confiável, terei como adquirir novos equipamentos e crescer a minha produção agrícola. O que é bom para toda a comunidade,” destacou o produtor Paulo Sérgio Arruda Jonas. Toda a obra será acompanhada de perto pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).