MAS TEVE AULA

Primeiro dia de aulas nas escolas rurais de Uberaba tem queixa do transporte

Publicado em 10/02/2025 às 11:59Atualizado em 11/02/2025 às 07:01
Compartilhar

Primeiro dia de aula nas escolas rurais do município aconteceu nesta segunda-feira e não passou sem queixas relativas ao serviço do transporte de alunos. O início das atividades foi adiado em uma semana para que a nova empresa contratada pela Prefeitura pudesse se adequar para a realização do transporte escolar rural esta semana. Vans da Prefeitura precisaram dar apoio e, conforme relatos, até no transporte de estudantes.

A Secretaria de Educação admite a ocorrência de algumas dificuldades, mas as classifica como pontuais e que devem ser corrigidas assim que os novos prestadores do serviço estabelecerem suas rotinas. Em nota, a secretaria alega ainda que não houve falta de veículos e que a quilometragem foi cumprida, conforme o contrato. 

Pais e responsáveis por crianças da rede municipal de ensino rural demonstram preocupação sobre as condições em que os alunos foram transportados, além de "esquecimentos" e salas de aula praticamente vazias. Entre os relatos enviados ao Jornal da Manhã estão alunos que estudam em Tapuirama (distrito de Uberlândia), Serraria, Peirópolis, Calcário e Borgico. No caso de Tapuirama, o motorista teria, inclusive, questionado moradores sobre onde ficava a escola, relatando não saber o trajeto para levar os alunos. "O motorista passou, mas deixou a gente com o coração na mão. Ele não sabia onde eram as escolas que buscava, não sabe nem onde é Tapuirama [...]. O homem é muito novo, não confiei nele, acho que não vai dar certo de ele trabalhar aqui buscando menino não. Um profissional não saber onde é Tapuirama, que é a escola para onde está levando os alunos. Isso é um perigo!", diz uma pessoa, que prefere manter a identidade em sigilo, em áudio encaminhado à reportagem do JM.

Além disso, moradores de outras regiões da zona rural de Uberaba também questionaram a falta de veículos. Inclusive, enviaram imagens de vans da Prefeitura realizando transporte de alguns alunos. "A escola está vazia, não tem nem 30 alunos. Faltou muito aluno! E para você ver, van da Prefeitura fazendo linha, o vice-diretor fazendo linha... está todo mundo ajudando eles", diz outro reclamante, também anônimo.

As aulas na zona rural de Uberaba começaram nesta segunda-feira (10), a fim de conceder tempo hábil à nova empresa responsável pelo serviço. A licitação foi homologada no dia 29 de janeiro e para que a empresa Gathi reunisse toda a estrutura necessária ao transporte dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação optou pelo adiamento do início do ano letivo.

A pasta admite que foi dado apoio nesta segunda-feira, mas destaca que não ocorreu exclusivamente no transporte, ao informar que houve mobilização de equipes dos departamentos do Ensino Fundamental e Infantil, direto nas unidades com recepção, novas matrículas, assessoramento, entre outras ações. A secretaria diz que no transporte, o suporte foi de logística, facilitando o deslocamento dos novos motoristas pelas estradas rurais e nega que tenha faltado vans. “Existem diversos trajetos bem tortuosos e de difícil chegada, o nosso intuito foi contribuir nesse sentido”, diz a assessoria.

Por fim, a secretaria alega que serão necessários ajustes pontuais “Algumas mudanças de horários de embarque e desembarque já foram comunicadas às comunidades, e são questões que serão resolvidas na rotina do transporte, sob a fiscalização da Semed”, conclui. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por