CIDADE

Procon aplica 15 multas

Fiscalização neste período natalino realizada pelo Procon já visitou mais de 60 estabelecimentos comerciais

Fernando Natálio
Publicado em 24/12/2009 às 23:42Atualizado em 17/12/2022 às 05:41
Compartilhar

Fiscalização neste período natalino realizada pelo Procon já visitou mais de 60 estabelecimentos comerciais. E, apesar de o trabalho priorizar a orientação, foram feitas em torno de 15 autuações.

Segundo o coordenador Sebastião Severino Rosa, se fosse adotado maior rigor nas inspeções, esse número chegaria a 50. “Muitos problemas resolvemos apenas com as solicitações de ajustes. Mas, ainda assim, há muitas irregularidades”, disse.

De acordo com ele, a maioria das punições foi aplicada devido à falta de informações, especialmente dos preços dos produtos. “Também tivemos registros de dados incorretos, principalmente nas lojas de confecção e calçados”, informa. “Em uma óptica e uma relojoaria também presenciamos situações como estas”, completa.

Sebastião Severino lembra que foram encontrados muitos produtos vencidos em mercearias e supermercados. “Alguns também não contavam com os necessários rótulos e observamos ainda a ausência das etiquetas referentes de preços. Foram feitas apreensões de mais de 50 unidades de produtos alimentícios”, revela. “Tem muitos produtos com data de validade extrapolada no comércio local e recomendamos que as pessoas tomem cuidado com isso, especialmente neste período de festas, no qual são feitas muitas compras e a correria é grande”, complementa.

O coordenador do Procon afirma ainda que o atendimento no órgão será interrompido hoje para as festividades de Natal e serão retomadas na segunda-feira, 28, às 9h. Este serviço terá funcionamento normal, até as 17h. “Estaremos atentos às trocas pós-Natal, que geram grande volume de reclamações neste período. Também alertamos as pessoas para que exijam as notas fiscais no ato das compras, garantindo que seus direitos sejam respeitados”, observa. Hoje, amanhã, sábado e domingo, 27, apenas o plantão de fiscalização estará disponível. Mesmo assim, em caráter de urgência. “Atuaremos se houver denúncias de casos graves ou mesmo se presenciarmos alguma irregularidade”, afirma. O telefone para denúncias é o 151.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por