CIDADE

Procon multa 11 bancos

Fiscais do Procon intensificam fiscalização nos bancos e autuam 11 agências. Em março, o órgão iniciou a ação

Publicado em 01/07/2010 às 00:42Atualizado em 20/12/2022 às 05:38
Compartilhar

Fiscais do Procon intensificam fiscalização nos bancos e autuam 11 agências. Em março, o órgão iniciou a ação, cobrando das 27 agências bancárias da cidade as adequações à nova redação da Lei Municipal 10.304, que exige, entre outros, ar condicionado, cadeira de rodas, assento para os clientes, tempo máximo de espera, câmeras de vigilância interna e externa e divisória nos caixas.

Mais de cem dias depois, o Procon voltou esta semana aos bancos e constatou que apenas três estão se adequando. A fiscalização ainda não passou por todas as agências, mas 11 empresas já foram autuadas e serão julgadas pelo Departamento Jurídico do Procon.

“Nenhum banco é primário. Nós vamos chamar o advogado e o representante de cada agência pra conversar com o Jurídico aqui e ver se aumenta o prazo ou se aplica multa”, explica o fiscal Glauco Lopes Braz.

Em caso de multa, o valor mínimo é R$10 mil. A fiscalização deve passar pelas agências restantes ainda esta semana.

Consenso. Foi definida na terça-feira a chapa única à eleição do Sindicato dos Bancários. O atual presidente Maurício de Sousa, funcionário da CEF, buscará novo mandato, sendo o vice Reginaldo Palhares, do Banco do Brasil.

As eleições acontecem de cinco em cinco anos, mas Maurício está à frente do sindicato há um ano e meio, em função do ex-presidente ter deixado o cargo.

Maurício de Sousa destaca que a principal proposta da chapa é defender os bancários contra os banqueiros, proteger de metas abusivas e assédio moral. “Essa chapa está forte e mais representativa. Nós buscamos representantes em todas as agências e fizemos uma grande renovação na diretoria”, conta Maurício.

A eleição acontece no dia 20 de julho, durante o horário de funcionamento dos bancos. Serão oito urnas espalhadas pelas agências, mais três urnas fixas na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e outra na sede do sindicato. Todos os bancários associados a mais de seis meses estão aptos para votar. Ao todo, 450 bancários, mais 240 aposentados, devem ter direito a voto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por