Equipe da Fundação Procon de Uberaba esteve em Água Comprida, junto à unidade conveniada ao Procon Regional nesta quarta-feira (14), dentro das atividades do Procon Itinerante, para atendimento a consumidores da cidade. O trabalho foi realizado a pedido do promotor de Justiça de Direito do Consumidor de Uberaba, Diego Martins Aguillar, após moradores procurarem o Ministério Público devido problemas com a companhia de energia.
O presidente do Procon, Anderson Romero Freitas, destaca a importância desse trabalho conjunto para aprimorar cada vez mais a qualidade do atendimento aos consumidores de Uberaba e da região.
“Os consumidores que estavam com problemas com a companhia de energia foram atendidos e orientados. Também tivemos procura relacionada a outras empresas e reforçamos para os consumidores que eles podem e devem procurar seus direitos. Os municípios conveniados ao Procon Regional contam com ponto de atendimento, basta ir até o mesmo”, relata Anderson.
O Procon Regional foi criado em 2015. Atualmente, fazem parte os municípios de Uberaba, Conquista, Delta, Conceição das Alagoas, Água Comprida, Planura, Veríssimo, Pirajuba, Campo Florido, Santa Juliana e Sacramento.
O Promotor Diego Aguillar disse "que a utilização do Procon Itinerante foi importante para que o consumidor, sobretudo o mais vulnerável, fosse informado dos seus direitos enquanto consumidores dos serviços de energia elétrica fornecidos pela CEMIG. A iniciativa se torna mais relevante quando, oficialmente, foram registrados três apagões no ano de 2023 em Água Comprida, um em agosto e dois nos últimos sessenta dias, um deles deixando metade da cidade por, aproximadamente, 24 horas sem energia e o outro toda a cidade por, aproximadamente, 12 horas sem energia.
Registra o Promotor de Justiça, também, que, no contexto apresentado, foram requisitadas, dentro de um inquérito civil, dentre outras medidas, 1) inspeção imediata em toda a rede atrelada ao fornecimento de energia elétrica de Água Comprida/MG para identificar as causas dos problemas relacionados a "piques", "picos" e "apagões", com apresentação de relatório detalhado sobre o que foi constatado durante a inspeção; 2) relatório detalhado das medidas tomadas para solucionar tais problemas constatados durante a inspeção e do que seria feito para solucioná-los, nos casos em que não fosse possível solucioná-los de imediato (nesse caso, deveria ser dito exatamente em que prazo seriam resolvidos os problemas).
A CEMIG trará a resposta para tudo o que foi objeto da requisição nos próximos dias, quando vencerá o prazo estabelecido para cumprimento da requisição. A inspeção, pelo que foi informado pela CEMIG, foi realizada e os relatórios e informações a serem prestados estão sendo preparados.