Seca, exportação e queda na produção causaram elevação nos preços de produtos da cesta básica em Uberaba. Nas prateleiras, o feijão e o açúcar estão aproximadamente 20% mais caros nos últimos 40 dias.
Essa é a realidade que o consumidor enfrenta no supermercado. Segundo dados da Associação de Supermercadistas do Triângulo Mineiro, em Uberaba, o feijão aumentou R$1,00 por quilo. Além disso, a carne também teve aumento significativo.
No entanto, o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, afirma que o preço do feijão já começou a cair no atacado e logo será repassado para o consumidor. “Como são três safras, uma de inverno e duas de verão, a oferta foi menor, o que fez o preço subir. Com o preço em alta, mais produtores investiram nas safras de verão e agora, com certeza, haverá uma redução gradativa dos valores”, explica.
Já a cana-de-açúcar foi prejudicada por causa da seca, elevando o preço do açúcar. A demanda de exportação da cana também foi maior, pois uma das grandes produtoras, a Índia, não conseguiu atender a demanda. “Países como o Brasil tiveram que atender a demanda internacional, o que causou pouca oferta para o consumo nacional, gerando esta alta. Acredito que só a partir do próximo ano, no início de janeiro, que as cifras do açúcar voltarão aos patamares normais” finaliza José Humberto.