Reforma prevê modernização do Centro Popular de Compras, com investimento de R$ 2,7 milhões e entrega estimada para 2026.
(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba apresentou aos permissionários o projeto de reforma do Centro Popular de Compras (Camelódromo), que dará origem à nova rua do Comércio. A obra integra o Programa Desenvolve Uberaba e tem como proposta modernizar o espaço, tornando-o mais seguro, atrativo, acessível e sustentável. O investimento previsto é de R$2,7 milhões, com prazo estimado de oito meses para conclusão e entrega das obras antes do Natal de 2026.
A apresentação contou com equipes técnicas das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Social, além da Assessoria Especial de Captação e Parcerias, responsável pela coordenação da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) Desenvolve Uberaba.
Segundo a prefeita Elisa Araújo, ouvir os permissionários foi a primeira etapa antes da definição do projeto. Ela destacou que a revitalização se soma a outras iniciativas voltadas à região central. “Tudo se encaixa nos projetos que já estamos trabalhando, como o Viva o Centro e a Lei de Incentivos Tributários. O Desenvolve Uberaba amplia a visão do comércio e, também, fortalece o turismo, que ganhou impulso com o título de Geoparque da Unesco”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, ressaltou que muitos permissionários aguardavam melhorias há mais de duas décadas. Ele explicou que a reforma faz parte de uma mudança estrutural e conceitual do espaço. “Vamos capacitar os empreendedores, oferecer novas alternativas, regulamentar contratos e promover melhorias que atendam às necessidades de quem trabalha aqui”, destacou.
A coordenadora do Desenvolve Uberaba, Érika Cunha, explicou que o projeto foi construído com base em pesquisas de campo e questionários aplicados aos permissionários. O diagnóstico orientou a proposta de revitalização. “Mostramos como o programa funciona e de que forma todos estão inseridos nesse processo. O diálogo é uma diretriz do governo Elisa e ouvir os comerciantes é fundamental para uma intervenção bem-sucedida”, afirmou.
Representando os permissionários, a presidente da Associação, Juliana Mara Souza, agradeceu a apresentação e demonstrou otimismo com as futuras mudanças. “Esse programa veio para mudar a história do centro da cidade. Estamos esperançosos e torcendo para que tudo dê certo”, disse.