PROJETO DE PESQUISA

Projeto testa tecnologia inédita no cultivo de mandioca em Uberaba

Publicado em 15/08/2025 às 16:39
Compartilhar

A Universidade do Agro e a Embrapa Cerrados iniciaram a segunda fase de um projeto de pesquisa com manivas, que agora passa a avaliar o uso da tecnologia Mauschen — cobertura plástica aplicada sobre o solo para criar um ambiente protegido para o cultivo da mandioca. A nova etapa dá continuidade aos trabalhos iniciados em novembro de 2024, na Cidade do Agro, em Uberaba.  

Segundo o professor do curso de Agronomia e responsável pelo projeto, Ricardo Mendonça, a técnica pode aumentar de forma significativa a produtividade da mandioca, reduzir o crescimento de plantas invasoras e gerar benefícios ambientais, como economia de água e fertilizantes. Embora o Mauschen seja comum em hortaliças como tomate, morango e pimentão, seu uso na mandioca ainda é pouco explorado. “Devido ao ciclo da cultura, iremos analisar a possibilidade de antecipar ou prolongar a colheita, mantendo a qualidade das raízes. A expectativa é que a tecnologia traga avanços relevantes para o cultivo na região, unindo inovação, sustentabilidade e incremento de resultados para o agronegócio”, afirmou.  

O melhorista e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Eduardo Alano Vieira, destacou que o experimento será fundamental para definir a curva de colheita. Nesta fase, será testada a cultivar de mandioca de mesa BRS 429, já recomendada para o Cerrado, comparando-a a um clone em avaliação para possível lançamento. As análises ocorrerão aos 8, 10, 12, 14 e 16 meses após o plantio, a fim de identificar o momento ideal de colheita para cada material genético nas condições específicas de Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por