COMÉRCIO

Quaresma aquece mercado de peixes em Uberaba e setor prevê alta de preços

Comerciantes estimam procura forte nas próximas semanas e reforçam estoque para evitar desabastecimento

Débora Meira
Publicado em 18/02/2026 às 09:55
Compartilhar
A Quaresma é tradicionalmente um dos momentos mais importantes para o setor de pescados, já que a prática religiosa de abstinência de carne na Semana Santa, altera o padrão de consumo das famílias (Foto/Reprodução)

A Quaresma é tradicionalmente um dos momentos mais importantes para o setor de pescados, já que a prática religiosa de abstinência de carne na Semana Santa, altera o padrão de consumo das famílias (Foto/Reprodução)

Com a chegada da Quaresma, período em que muitos cristãos reduzem o consumo de carne vermelha, a expectativa do setor de pescados em Uberaba é de manutenção de forte procura registrada nos últimos anos. Comerciantes já se organizam para atender à demanda, enquanto alertam para possível alta nos preços ao longo das próximas semanas. 

O empresário Flávio Ribeiro afirma que a movimentação deve seguir o mesmo ritmo observado no ano passado. Contudo, ele alerta que alguns criadores reduziram investimentos, o que gera reflexos na produção. “Acredito que a procura será semelhante. A grande questão é se o mercado conseguirá suprir a demanda”, explica. 

Esse cenário tende a influenciar diretamente os preços. A expectativa é de reajustes já no início do período religioso. “O preço do peixe deverá começar a subir em breve com o aumento da demanda e a escassez do produto”, afirma o empresário. A tendência, segundo ele, é de elevação ao longo de toda a Quaresma, podendo haver um aumento considerável nos preços nesse período. 

Para minimizar impactos e evitar desabastecimento, os comerciantes têm adotado estratégias logísticas, como antecipar compras e reforçar o armazenamento. “Vamos tentar antecipar a compra e manter um estoque sempre robusto para evitar faltar o produto na reta final do período”, ressalta. 

Segundo ele, o comportamento do consumidor mantém a preferência por opções mais acessíveis e práticas no preparo. “O filé de tilápia representa cerca de 80% das vendas”, revela Flávio. A escolha reflete tanto o custo-benefício quanto a versatilidade do produto, bastante utilizado como substituto de outras proteínas tradicionais da Semana Santa. 

A Quaresma é tradicionalmente um dos momentos mais importantes para o setor de pescados, já que a prática religiosa de abstinência de carne às sextas-feiras e, especialmente, na Semana Santa, altera o padrão de consumo das famílias. Esse movimento sazonal aquece o mercado, mas também exige planejamento do comércio para equilibrar oferta, procura e custos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por