TRANSPORTE

Reativação de ferrovia no DI-2 será levada em audiência da ANTT

Após cobrar medida na Justiça, Prefeitura vai também apresentar a situação no evento que colhe propostas para a renovação do contrato de concessão

Marconi Lima
Publicado em 28/08/2024 às 19:13
Compartilhar

Trecho de cerca de cinco quilômetros da ferrovia que está abandonado no DI 2 em Uberaba e que seria de responsabilidade da FCA (Foto/Arquivo)

Após cobrar a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) na Justiça para que reative trecho de 5 quilômetros de trilhos no Distrito Industrial 2, a Prefeitura vai cobrar a medida agora em Audiência Pública aberta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para colher sugestões sobre a prorrogação da concessão. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Rui Ramos, o município está empenhado em resolver essa situação, visto que o ramal não poderia ser desativado, uma vez que ele está no contrato de concessão.

As sessões da Audiência Pública ocorrerão entre 30 de setembro e 7 de outubro em várias localidades impactadas pela ferrovia e vão garantir a discussão das modificações propostas com a sociedade e entidades. A medida segue a implementação de novas diretrizes de políticas públicas que demandaram ajustes nos estudos e documentos jurídicos inicialmente submetidos à consulta pública em 2021.

De acordo com o procurador do município, Marcelo Mantos, a União concedeu a exploração do serviço público de transporte ferroviário de carga por 30 anos e o contrato exigia que a FCA mantivesse a rede em perfeitas condições, prestando serviço adequado, contínuo e eficiente. De acordo com ele, a empresa participou do processo licitatório e tinha ciência dos trechos que deveria assumir com a assinatura do contrato, não apresentando qualquer oposição quanto à manutenção do ramal no DI-2.

Rui destaca que a reativação do ramal ferroviário do Caçu, que dá acesso ao DI-2 e ao DI-4, facilita o transbordo de carga das empresas nessas localidades, beneficiando, inclusive, o Porto Seco e ZPE.

A FCA atua em Uberaba através da Rota de Grãos, Açúcar e Fosfatados pelo Corredor Centro-Sudeste do Terminal Integrador (Tiub). É considerado o maior terminal da VLI e é parte fundamental do Corredor Centro-Sudeste, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro.

Atualmente, o terminal é responsável pelo transporte e armazenagem de grãos e pela movimentação de açúcar, caracterizando-se como um dos maiores e mais modernos terminais de carga da América Latina.

O atual contrato de concessão da FCA tem término previsto para 2026. A proposta para renovação estende-se por 30 anos, contemplando investimentos de quase R$24 bilhões. A ferrovia possui uma extensão de 7.856,8km, atravessando os estados da Bahia, do Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A renovação inclui quase 5.725km de trilhos e abrange os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.

As contribuições por escrito poderão ser enviadas de 30 de agosto a 14 de outubro, por meio do sistema ParticipANTT. Para quem preferir participar presencialmente, a Agência promoverá quatro sessões públicas. Em 30 de setembro, a sessão ocorrerá em Belo Horizonte; em 2 de outubro, em Vitória (ES), e em 4 de outubro, em Salvador (BA), todas com início às 14h e término às 18 horas. Os locais específicos desses encontros serão divulgados posteriormente. Além disso, em 7 de outubro, será realizada uma sessão híbrida (virtual e presencial) no Auditório da sede da ANTT em Brasília, das 10h às 18h, com transmissão ao vivo no canal da ANTT no YouTube.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por