O apagão no sistema de transmissão elétrica da Cemig, na segunda-feira (30), continua dando dor de cabeça aos uberabenses. Na Receita Federal, além dos atrasos nos atendimentos naquele dia, até ontem os programas de consultas não tinham sido restabelecidos.
Segundo o delegado-adjunto Sizenando Ferreira de Oliveira, um técnico de informática está encarregado de reativar os programas que vão lhe permitir fazer a estimava de quantas pessoas na cidade e região caíram na malha fina. Além disso, somente através deste procedimento conseguirá dar maiores detalhes sobre o último lote regular de declarações do Imposto de Renda deste ano. Ele deve ser liberado pela Receita no dia 8. “Espero que até esta quinta-feira (hoje) tudo esteja recuperado, mas foi um transtorno”, afirmou.
O apagão atingiu não só a Vila Olímpica, onde fica a delegacia da Receita Federal, como também aos bairros Fabrício, Boa Vista, São Benedito, Abadia e centro da cidade. Foram verificados vários piques de energia e, em alguns pontos, a falta de energia elétrica durou horas.
Na Receita, ainda de acordo com Sizenando, na segunda-feira o atendimento foi muito prejudicado. “Os computadores dos 10 guichês sofreram com as quedas de energia e desligaram. Foi inevitável o atraso no atendimento”, revelou. “E, como estes equipamentos contam com sistemas de segurança para serem religados, foram necessários 20 minutos para reiniciar cada aparelho”, completou.
Segundo Valter Hugo Vieira, responsável pelo relacionamento externo da Cemig, a interrupção foi provocada por falha na chave de transmissão que atende à rede subterrânea, localizada no cruzamento da av. Leopoldino de Oliveira com rua Artur Machado.