CIDADE

Regulamentação para motoboy depende de acertos na lei

Novos questionamentos são feitos quanto às expressões da Lei Federal que regulamenta o exercício de motoboys no país

Publicado em 08/01/2011 às 23:10Atualizado em 20/12/2022 às 02:15
Compartilhar

Novos questionamentos são feitos quanto às expressões da Lei Federal que regulamenta o exercício de motoboys no país. Em Uberaba, o Projeto de Lei Municipal também apresentou problemas com o texto.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4530) contra expressões contidas na Lei 12.009/09, que regulamenta o exercício das atividades de motoboy, mototaxista e de profissionais de serviço comunitário de rua. A ADI chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de medida cautelar.

De acordo com a PGR, a regulamentação do transporte de passageiros em motocicletas representou grave prejuízo no campo da saúde pública. Assim, para a Procuradoria não teriam sido observados tanto o direito fundamental à saúde (Artigo 6º, da CF) como o dever do Estado de adotar medidas que visem à redução do risco de agravos à saúde (Artigo 196º, da CF).

Em Uberaba, o projeto de lei municipal já esteve em plenária duas vezes para votação dos vereadores, mas voltou para a Prefeitura. Segundo a Secretaria de Governo, existia a necessidade de adequar o texto às novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito.

O vereador Cleber Humberto Souza Ramos, o Cleber Cabeludo (PMDB), líder do prefeito na Casa, afirma, porém, que o projeto que regulamenta as atividades de mototaxistas, motoboys e motofretes na cidade vai retornar à pauta da Câmara, em fevereiro de 2011. Para isso, o novo texto já vai ser trabalhado dentro dos questionamentos da PGR.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por