RACIONAMENTO CONTINUA

Reservatórios de água serão fechados pela quarta noite consecutiva em Uberaba

Desde sexta-feira (9) Uberaba tem fechamento noturno de reservatórios, situação creditada ao elevado consumo aliado às altas temperaturas

Da redação
Publicado em 12/01/2026 às 09:28
Compartilhar

Já são quatro noites consecutivas de fechamento de reservatórios em Uberaba. O boletim de abastecimento emitido pela Codau nesta segunda-feira (12) aponta que novamente os reservatórios serão fechados entre as 21h e 4h30 de terça-feira (13). A primeira manobra de racionamento de água este ano foi anunciada na sexta-feira (9), creditada ao elevado consumo aliado às altas temperaturas. 

Segundo o boletim de abastecimento emitido pela Codau nesta manhã, a medição da noite anterior apontou índice de reservação de 34,6% "após fim de semana com altas temperaturas e consumo maior". A primeira medição do dia, realizada às 6h, apontou nível de 57,4%. "Lembrando que o ideal é que os reservatórios permaneçam com mais de 70% de reservação, o que ainda não ocorreu", pontuou a autarquia.

Em nota enviada recentemente ao Jornal da Manhã, a Codau informou que o racionamento de água somente cessará em Uberaba com pelo menos dez dias consecutivos de reservatórios abertos. “O Plano de Contingenciamento de Abastecimento de Água somente será suspenso após 10 dias consecutivos sem a necessidade de fechamento dos reservatórios, condição que ainda não foi atingida”, afirmou a Codau, à época.

Vale pontuar que, apesar de a vazão do Rio Uberaba estava em 2.750 l/s na manhã desta segunda-feira, o tratamento da água ainda inspira atenção. Durante solenidade de assinatura do contrato com a empresa supervisora das obras do projeto Desenvolve Uberaba, o presidente Rui Ramos destacou que a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) será decisiva para manter o abastecimento de água para Uberaba, sem interrupções. Segundo ele, a capacidade atual de tratamento, equivalente a 1,2 mil litros/segundo, limita o fornecimento de água sem interrupções, como vem ocorrendo desde o início do período de estiagem.

Dessa forma, a nova ETA possibilitará que, além dos atuais 1,2 mil l/s, serão tratados outros 600 l/s, podendo chegar a 900 l/s, perfazendo um total de 2,1 mil litros por segundo. Segundo o presidente da Codau, o pico de consumo desde o início da estiagem até a virada do ano chegou a 1,5 mil litros por segundo. 

Outro ponto a destacar é a denúncia feita pelo vereador Tulio Micheli (PSDB) ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitando a apuração de possíveis irregularidades no serviço de abastecimento de água em Uberaba. O parlamentar apontou problemas estruturais que, segundo ele, se arrastam há anos e se agravaram a partir do segundo semestre de 2025. Entre as principais queixas estão a insuficiência da capacidade das Estações de Tratamento de Água (ETAs), o racionamento recorrente sem regulamentação formal e a falta de transparência nos critérios técnicos adotados pela autarquia.

Conforme Rui Ramos, os problemas serão solucionados com a conclusão das obras de captação de água no rio Grande e a nova estação de tratamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por