
Juiz Sidnei Ponce (Foto/Euler Júnior/TJMG)
O juiz Sidnei Ponce, titular da 3ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Uberaba, entrou em exercício nesta sexta-feira (8/1) como convocado na 2ª Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele vai compor, mediante substituição, a 21ª Câmara Cível, no lugar do desembargador Adriano de Mesquita Carneiro, que passou a integrar a 4ª Câmara Cível Especializada.
Durante a solenidade, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, destacou que a convocação de magistrados é uma medida relevante para manter a agilidade dos julgamentos e reforçou a experiência acumulada pelo juiz ao longo da carreira. “O colega Sidnei Ponce traz uma experiência de mais de 30 anos de magistratura, com atuação em várias comarcas do interior do Estado. Atualmente, exerce suas funções em uma comarca muito importante, a de Uberaba. Novamente, vamos ter a oportunidade de contar com seu auxílio aqui no Tribunal, trazendo para a 2ª Instância toda a sua experiência adquirida na 1ª Instância, o que irá contribuir para os trabalhos da 21ª Câmara Cível”, afirmou.
Sidnei Ponce disse que recebeu a designação com satisfação e senso de responsabilidade. “Recebo com grande satisfação e senso de responsabilidade essa minha segunda condução ao cargo de juiz convocado, pois representa a oportunidade de contribuir para a distribuição da Justiça em âmbito colegiado, ao mesmo tempo em que colho os frutos do aprendizado que essa experiência proporciona”, declarou.
A 21ª Câmara Cível também é composta pelos desembargadores José Eustáquio Lucas Pereira e Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima, que participaram da cerimônia e deram as boas-vindas ao magistrado.
Segunda convocação
Esta é a segunda vez que Sidnei Ponce atua como convocado na 2ª Instância. Em abril de 2025, ele já havia sido chamado para compor, por substituição, a 18ª Câmara Cível do TJMG. Na ocasião, prestes a completar 32 anos de magistratura, o juiz resumiu o momento como uma meta de carreira: “A expectativa é grande de assumir, ainda que em substituição e por convocação, um cargo aqui no Tribunal de Justiça. Um sonho de todo magistrado galgar a carreira e chegar ao ponto mais alto dela. Espero que seja bastante iluminado nessa nova trajetória”.
Trajetória
Natural de São Paulo, Sidnei Ponce se formou em Direito em 1985, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e é pós-graduado em Direito Empresarial. Ingressou na magistratura em 1993 e, ao longo da trajetória, atuou em diferentes comarcas do interior mineiro, além de ter exercido função de juiz cooperador.
Desde 2003, está lotado em Uberaba, onde responde pela 3ª Vara de Família e Sucessões.
*Com informações do TJMG.