Diante de críticas que se avolumam em diferentes bairros de Uberaba, a Codau informou ao JM que equipe de roçada está sendo reforçada desde a semana passada, com previsão de contratação de nova equipe

Os relatos são de diferentes bairros da cidade, o que evidencia ser um problema generalizado em Uberaba (Foto/Divulgação)
A limpeza urbana tem sido uma das principais reclamações de moradores de Uberaba nas últimas semanas, especialmente por causa do crescimento excessivo de mato nas calçadas. Durante o programa JM News, da Rádio JM, diversos ouvintes relataram dificuldades para transitar pelos passeios públicos devido à vegetação alta, além de alertarem para o aumento da presença de animais peçonhentos em áreas urbanas. Questionada pela reportagem, a Codau informou reforço nas equipes para conter o crescimento do mato na cidade.
Os relatos são de diferentes bairros da cidade, o que evidencia ser um problema generalizado em Uberaba – ouvintes pontuaram Manoel Mendes, São Cristóvão, entre outras localidades. Em alguns pontos, como as avenidas Guilherme Ferreira e Cristo Rei, há indicativos de que o mato cresça até próximo ao asfalto, “expulsando” pedestres para a faixa de rolamento, o que os expõe a situações de risco de atropelamento.
Diante das queixas, a reportagem procurou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), responsável pela limpeza das vias públicas, para esclarecer quais medidas estão sendo adotadas. Em nota enviada ao Jornal da Manhã, a autarquia informou que as equipes foram reforçadas desde a semana passada. Além disso, está previsto o recrutamento de novas equipes nos próximos dias.
Em nota, a Codau explicou que, durante o período chuvoso, a demanda por serviços de roçada aumenta significativamente devido ao crescimento acelerado da vegetação. “Em alguns locais, poucos dias após a conclusão do serviço, já é possível observar o mato crescendo novamente. As equipes atuam de segunda a sábado em diversos pontos da cidade e, neste momento, a companhia está priorizando áreas de maior fluxo de pessoas, como praças, avenidas e pontos de ônibus”, informou.
A autarquia acrescentou ainda que o planejamento dos locais atendidos é feito semanalmente e pode ser reorientado ao longo da semana seguinte, geralmente às quartas-feiras, de acordo com a demanda e as condições encontradas em campo.