Dois grandes grupos de devotos de Nossa Senhora da Abadia vão partir hoje rumo a Água Suja. Romeiros de Nossa Senhora deixarão Uberaba nesta manhã, por volta de 5h30, e a Romaria do Paizinho sairá à noite, após a missa das 19h. Ambas terão como ponto inicial o Santuário d’Abadia.
Na noite de ontem, cinco religiosos dos Romeiros de Nossa Senhora já começaram a caminhada e, hoje, mais 45 seguirão o mesmo percurso. Pela Romaria do Paizinho, mais de 500 estarão reunidos para agradecer à santa.
Segundo Domingos Alves Valim, um dos organizadores dos Romeiros de Nossa Senhora, este é o 7° ano que eles vão à Água Suja. “Começamos com quatro pessoas e fomos crescendo. Cada um que vem acaba voltando no ano seguinte e trazendo pelo menos mais um”, destaca. “Temos um ritmo diferente do pessoal da Romaria do Paizinho. Vamos mais devagar, mas com a mesma intençã de louvar todas as graças recebidas e apoiar quem precisa pagar promessas”, completa.
Ainda de acordo com Domingos, a intenção do grupo é chegar a Romaria no domingo, 8, entre 8h30 e 9h. A contribuição dos participantes é de R$ 50,00. “Neste pacote estão inclusos alimentação, água, remédios, se forem necessários, e o retorno de ônibus”, informa.
Luiz Antônio Valim, da primeira turma dos Romeiros de Nossa Senhora, que partiu ontem, lembra que, por sair antes, também chegará a Água Suja com antecedência. “Se Deus quiser, chegaremos no sábado (7) pela manhã, por volta de 8h. Vamos rezar um pouco, reconhecendo tudo que a santa tem feito por nós, e depois voltaremos”, explica.
E a Romaria do Paizinho contará com superestrutura para apoiar os mais de 500 fiéis a partir desta noite. De acordo com José Roberto Valim, integrante da comissão organizadora do evento, serão disponibilizados três caminhões de água, seis banheiros químicos, além de lonas, barracas e colchões para acampamentos no meio do caminho, alimentação rica em frutas, como bananas, laranjas e mexericas, e oito ônibus para o retorno a Uberaba.