CIDADE

Rotatória do parque de exposições passará por alterações de trânsito

Projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner para a rotatória da praça Vicentino de Carvalho, nas imediações do Parque Fernando Costa

Fernando Natálio
Publicado em 28/11/2010 às 18:34Atualizado em 20/12/2022 às 03:00
Compartilhar

Projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner para a rotatória da praça Vicentino de Carvalho, nas imediações do Parque Fernando Costa, deve ser implantado parcialmente em 2011. Não há data definida, mas o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, afirma que o prefeito Anderson Adauto está decidido a concluir todas as obras de melhoria do trânsito até o final de seu mandato, em 2012, e garante que os principais ajustes na praça da Exposição ficarão já para o ano que vem.

De acordo com ele, as alterações mais significativas seriam de redução de movimentos praticados pelos veículos. “Naquela rotatória tem muitas avenidas interligadas  e os motoristas têm acesso a muitas delas, podem virar em várias vias, o que emperra o trânsito. O projeto prevê diminuir a permissão para algumas destas conversões”, explica.

Ainda segundo o chefe da pasta, estes procedimentos provocariam mudanças, também, na rotatória das avenidas Guilherme Ferreira e Deputado José Marcus Cherém. “Mas não haverá necessidade de construção de viaduto. Serão adequações mais simples”, afirma. “Também é preciso esperar a conclusão das obras de viadutos nas saídas da cidade, como no trevo da avenida Tonico dos Santos, que irá melhorar o tráfego nas regiões próximas, como esta rótula nas imediações da Exposição”, complementa.

Karim lembra ainda que o projeto prevê a construção do Museu do Zebu no centro da rotatória da praça Vicentino de Carvalho. “Neste caso, o acesso a ele seria feito através de uma espécie de túnel que ligaria a praça e o Museu ao Parque Fernando Costa”, revela. As construções deste museu e do túnel custariam R$ 18 milhões.

Proprietário de um ponto de táxi nesta praça, Armando Silveira entende que toda melhoria feita no trânsito é temporária. “Toda cidade bem administrada e com economia em alta enfrenta os problemas decorrentes deste quadro, como o trânsito congestionado. Afinal, há aumento do poder de compra dos moradores e a consequente elevação da frota de veículos. Mas é preciso tomar cuidado com as soluções planejadas antes de executá-las, porque elas podem prejudicar o acesso ao Parque Fernando Costa e à ExpoZebu, evento que faz a cidade ser mundialmente conhecida e que esquenta nossa economia”, avalia. “Também é importante lembrar que qualquer construção que envolver a praça, seja de viaduto ou de museu, poderá acabar com ela”, conclui. (FN)   

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por